A OpenSignal publicou nesta terça-feira (19) um estudo que avalia a qualidade das redes móveis das operadoras no Brasil. A pesquisa mostra que a Claro é imbatível em velocidade de download no 4G no território nacional e nas três maiores regiões metropolitanas do país. Quando o assunto é disponibilidade de sinal, no entanto, é a TIM que passa na frente de todas as outras.

O estudo foi realizado com base em 6,46 bilhões de medições entre 1º de março e 29 de maio de 2018. A Claro venceu em download, upload e latência no 4G, o que já era esperado: por enquanto, a operadora é a única no país a adotar o LTE Advanced Pro (também conhecido como 4.5G), que traz novas tecnologias de MIMO, modulação e agregação de frequências.

TB Responde: Entenda a diferença entre 3G, LTE, 4G, 4G+, 4,5G e 5G

Há algumas peculiaridades por cidade. A Claro tem o 4G com download mais rápido nas três maiores regiões metropolitanas, mas fica encostada no upload com a Vivo no Rio de Janeiro e com a Nextel em São Paulo, mantendo a liderança isolada só em Belo Horizonte. Em latência, embora tenha sido a melhor em território nacional, ficou atrás das líderes Nextel (SP) e Oi (BH e RJ).

Este é o ranking nacional no 4G:

  1. Claro: 28,18 Mb/s de download, 9,28 Mb/s de upload, 61,21 ms de latência;
  2. Vivo: 20,62 Mb/s de download, 7,13 Mb/s de upload, 65,13 ms de latência;
  3. TIM: 13,47 Mb/s de download, 5,23 Mb/s de upload, 62,06 ms de latência;
  4. Oi: 13,1 Mb/s de download, 4,99 Mb/s de upload, 64,29 ms de latência.

A pesquisa também avalia a disponibilidade de 4G. Segundo a OpenSignal, os números tratam da frequência com que os usuários podem acessar uma rede 4G, não sendo uma medida de cobertura geográfica ou populacional. Mas não há muitas surpresas: a TIM, que cobre o maior número de municípios com 4G (3.120), lidera o ranking, enquanto a Oi, que fica na lanterna, também possui a cobertura mais limitada:

  1. TIM: 75,87% de disponibilidade;
  2. Claro: 62,21% de disponibilidade;
  3. Vivo: 62,05% de disponibilidade;
  4. Oi: 56,57% de disponibilidade.

TB Responde: Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

A disponibilidade de 4G melhora nas regiões metropolitanas em todas as operadoras, com exceção da Oi. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a TIM lidera com 82,96%, 83,68% e 83,4%, respectivamente. A Oi se destaca negativamente: em média, os cariocas que são clientes da empresa só conseguem sinal de 4G em 44,82% do tempo, caindo constantemente para o 3G, que também é o mais lento do Brasil.

O estudo completo está no site da OpenSignal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Problemudo!

Vc nao vai se arrepender pois a claro 4,5g e um furacao! Ja consegui incriveis 100 mb download! E incomparavel, quando abro um video no youtube ele carrega todo quase que imediato. E olha que sou pre pago. E o melhor custo beneficio com certeza pre pago.

Get Down Floripa

cada caso um caso, mas a Claro de acordo com testes realizados continua sendo a melhor.

Fabio Pinheiro

Eu uso a vivo e estou fazendo a portabilidade para a claro, mas com dor no coração. Pois a vivo tem cobertura excelente mas só ela que nao tem whatsapp ilimitado. Só estou trocando por esse motivo. E pelo que me parece a vivo nao vai adeir ao whatsapp nos seus planos, uma pena.

Matheus

Ué mas a Vivo também já tem 4.5G

Jefferson Rodrigues

O que não gosto da internet movel é o fato de consumir muita bateria. É notável a diferença de consumo de energia no wi-fi e nos dados moveis.

Jefferson Rodrigues

Mas essa velocidade é o suficiente para qualquer mortal.

Jefferson Rodrigues

A VIVO ela se aproveita do ponto fraco das outras operadoras: a cobertura. A VIVO fatura alto com a sua polipolí interna. Ela não vai mudar enquanto tiver tendo lucros.

johndoe1981

4G da TIM aqui em casa (Fortaleza) não passa de 29 Mbps de downstream, mesmo num bairro sem buracos de cobertura segundo o OpenSignal. Tavez por meu aparelho não suportar 4.5G não tenha atingido maiores velocidades, mas não achei grandes coisas essa velocidade em 4G não.

Douglas B

Ainda não ativaram... mas parece que vão ativar até mês que vem.

Adenilton

Verdade eu já usei a claro não muito boa não

João Augusto

VOLTE já está disponível por aí ? Quando eu usava a Tim acontecia muitas vezes de ter o 4G cheio porém não conseguia fazer e nem receber ligações ! Atualmente estou na Vivo e não está me dando dor de cabeça não ...

Adenilton

Aqui em Goiânia no setor que eu moro no 4g+ da vivo pega 60mbps

Anderson Antonio Santos Costa

Verdade.

Porto Velho

Claro aqui tá conseguindo isso ai no 3G. No 4G passa dos 60 Mbps https://uploads.disquscdn.c...

Douglas B

Prefiro cobertura. A TIM ficou com 13 Mbps e a Claro com 28 Mbps. Com a TIM eu consigo pelo menos usar a internet no meu quarto, já a Claro sequer tem sinal no meu quarto. Antes 13 Mbps (que dá pra fazer de tudo, até streaming) do que nada.

Exibir mais comentários