Início » Telecomunicações » Portal de consulta de linhas pré-pagas por CPF é lançado pelas operadoras

Portal de consulta de linhas pré-pagas por CPF é lançado pelas operadoras

Saiba como consultar linha pré-paga por CPF; Cadastro Pré tem dados das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo

Felipe Ventura Por

As operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo liberaram nesta segunda-feira (6) o Cadastro Pré, um site que permite consultar se há alguma linha pré-paga associada ao seu CPF; ele funciona inicialmente para quem é da região Norte. A iniciativa apoiada pela Anatel tem o objetivo de combater fraudes, evitando que criminosos usem dados de outras pessoas para ativar linhas de celular.

Celular na mão / Divulgação / Pexels

Por enquanto, o Cadastro Pré funciona apenas para habitantes da região Norte, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O sistema será habilitado para todo mundo até o final do mês; este é o cronograma:

  • 06/01: Norte
  • 15/01: Centro-Oeste e Nordeste
  • 22/01: Sul e Sudeste

O Cadastro Pré não informa o número das linhas vinculadas ao seu CPF, dado o óbvio risco à privacidade: você verá apenas uma lista com as operadoras que têm um pré-pago ativo com seu CPF. (A ferramenta não avisa sobre linhas controle nem pós-pagas.)

E se um criminoso usou seus dados para cadastrar uma linha? Neste caso, você pode solicitar o cancelamento: o pedido deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente; ou em até 48 horas se for sem intervenção humana (por sistema automático do call center ou no site da operadora).

A seção de perguntas e respostas lembra que os dados fornecidos pelas operadoras são atualizados a cada 30 dias. Ou seja, após uma portabilidade, o site pode mostrar sua operadora antiga vinculada ao CPF — mas será algo temporário.

Cadastro Pré

Como fazer consulta de linha pré-paga por CPF

Para fazer a consulta, é simples:

  • visite o site cadastropre.com.br e clique em Consulta;
  • insira seu CPF e escolha seu estado;
  • clique em Não sou um robô, selecione a opção Aceito os termos e condições e depois clique em Consultar;
  • se houver um pré-pago ativo com o CPF consultado, o site informará as respectivas operadoras de cada linha;
    • caso contrário, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.

Isso faz parte do Projeto Cadastro Pré-Pago apoiado pela Anatel. A primeira etapa ocorreu em 2019, quando as operadoras fizeram a atualização cadastral de linhas pré-pagas ativas no Brasil. Estamos agora na segunda fase; a terceira etapa envolverá melhorar os procedimentos para habilitar novos chips — exigindo documentos pessoais, por exemplo.

Com informações: Anatel.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação