O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) proibiu que a Americanas.com venda novos produtos para clientes do Estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada depois de diversas denúncias de que a empresa não vem cumprindo o prazo para a entrega das compras já feitas pelos clientes. E a vai ter multa se a Americanas.com não seguir a determinação.

Essa proibição é válida a partir do momento que a empresa receber a notificação judicial, o que deveria acontecer nessa quinta-feira. No entanto, não há informações se de fato os oficiais de justiça conseguiram notificar a Americanas.com quanto a isso. O Ministério Público do RJ entrou na história para tentar acelerar a notificação da empresa, de acordo com informações da Folha.com.

A multa caso a loja virtual não cumpra a determinação é de R$ 20 mil.

O site Reclame Aqui é citado no processo. Somando Lojas Americanas e Americanas.com, há mais de 20 mil queixas registradas por usuários no último ano.

A Americanas.com deve também seguir determinação judicial que a obriga a cumprir todos os prazos estipulados a partir do serviço de compra online. Ao inserir o CEP da localidade onde a encomenda será entregue, o usuário recebe uma estimativa de quanto tempo levará para recebê-la. Pela decisão, o site de e-commerce terá que cumprir esse prazo. Cada violação vai render multa de R$ 500 para a empresa.

O histórico de má reputação da empresa não é de hoje. Em fevereiro, uma denúncia feita pela emissora RBS mostra a Americanas.com oferecendo dinheiro para que clientes desistam de reclamar da empresa em um programa de televisão.


(YouTube — a partir de 04:50)

A Americanas.com faz parte do grupo B2W, a gigante do e-commerce brasileiro que controla tanto a Americanas.com como do Submarino. O grupo opera ainda o Ingresso.com, Submarino Finance, Shoptime.com, Blockbuster (se é que ainda existe) e B2W Viagens.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tony Hongaro

É sete dias no máximo, depois só assistência técnica.

Hongaro
É sete dias no máximo, depois só assistência técnica.
Desiree Cardoso
comprei um celular Motorola q em um mês deu defeito (celular caro) eles se recusam à trocar.... nunca mais compro na americanas.com ?
Megan Kirsty
Deveriam proibir as vendas na loja Madeira madeira tambem. pois está umas vergonhas, só reclamação. de uma olhada no reclame aqui, sobre essa loja, só reclamações. me arrependi de comprar lá, e meu produto ainda não chegou, quanto a americanas nunca tive problemas com o prazo da enrtrega, apenas anunciam fretes gratis e depois é cobrado, Ricardo eletro, nem se fala a dois anos estou tentando trocar uma cama box que entregaram errada, nem ajustiça fez com que eles levassem a cama certa. já recorreram tudo que tinha direito, e agora vão ter que pagar indenização. coisa que poderia ser resolvido com uma simples troca.
Júnior
Comprei meu xoom nas americanas quinta dia 05 chegou hoje a tarde sem nenhum problema! :D
Rainer Louzada
Comprei na americanas recebir o produto mas estava com defeito reclamei logo veio buscar a devolução foi em 06-10-11.Áte hoje,espero que a empresa honre o nome que tem.já mandei varias reclamações e não obtive resposta concreta.
Luis Fernando
O Site Reclame aqui já me ajudou também.
@daniloboros
Nunca tive problemas mais sérios com a Americanas.com ...mãããããs, com o Compra Fácil, meu deus, meu deus. Comprei uma televisão de 14'', me entregaram a tv com quase 1 mês de atraso! 1 MÊS! E quando eu ligava pra lá só me passavam a seguinte mensagem: "Todos os nossos operadores estão ocupados, retorne novamente mais tarde" Simplesmente isso, tive que ligar mais de 10 vezes até conseguir ser atendido. Resumindo, evitem o compra fácil.
@stuntsbr
Vc não teve mas a americanas no geral está atrasada nas entregas, logo, não é admissível ela aceitar mais compromissos se não cumpre os atuais. JUSTÍSSIMA a punição.
Andre
Já era hora, já estou com um processo contra eles, e vários amigos meus estão entrando também, vender produto sem ter em estoque.
Rafael Leite de Freitas
Acho um absurdo esse tipo de punição. Nunca tive problemas com a Americanas. A punição deveria ser por atraso de entrega. Tipo, a partir de agora a Americanas vai pagar tanto de multa por reclamação. Já comprei inúmeras vezes com as Americanas e com o Submarino e eles sempre entregam dentro do prazo. Geralmente entregam inclusive antes do prazo.
@Adalberto
Parabéns ao TJ por essa atitude.Tive problemas com a Americanas.com quando não me mandaram o produto e ainda me mandaram as faturas...sinceramente não aconselho ninguém a comprar com essa loja virtual ,pois a mesma não tem compromisso com a entrega nem com o consumidor é a chamada dor de cabeça
@MisterSanderson
Tirando o final do ano passado, nunca tive atrasos no Submarino.
Marcusvinigt
Comprei pela primeira vêz na Americanas.com em Janeiro. Acostumado com a agilidade de outros sites que entregem a mercadoria em 3 ou 4 dias úteis, na Americanas.com esperei 8 dias úteis ou 12 dias corridos! Alguma coisa de errado tem! Ainda bem que chegou tudo certo.
Tchones
Eu tive problemas no Ponto Frio. Um computador que eu comprei não chegava, e quando chegou veio por um motoboy sem uniforme carregando tudo na moto. Todas as lojas dão problemas. O que aconteceu com a Americanas é que ela dá muito mais problemas que as outras.
Exibir mais comentários