Início » Legislação » Americanas.com está proibida de vender produtos para o Rio de Janeiro

Americanas.com está proibida de vender produtos para o Rio de Janeiro

Por
8 anos atrás

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) proibiu que a Americanas.com venda novos produtos para clientes do Estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada depois de diversas denúncias de que a empresa não vem cumprindo o prazo para a entrega das compras já feitas pelos clientes. E a vai ter multa se a Americanas.com não seguir a determinação.

Essa proibição é válida a partir do momento que a empresa receber a notificação judicial, o que deveria acontecer nessa quinta-feira. No entanto, não há informações se de fato os oficiais de justiça conseguiram notificar a Americanas.com quanto a isso. O Ministério Público do RJ entrou na história para tentar acelerar a notificação da empresa, de acordo com informações da Folha.com.

A multa caso a loja virtual não cumpra a determinação é de R$ 20 mil.

O site Reclame Aqui é citado no processo. Somando Lojas Americanas e Americanas.com, há mais de 20 mil queixas registradas por usuários no último ano.

A Americanas.com deve também seguir determinação judicial que a obriga a cumprir todos os prazos estipulados a partir do serviço de compra online. Ao inserir o CEP da localidade onde a encomenda será entregue, o usuário recebe uma estimativa de quanto tempo levará para recebê-la. Pela decisão, o site de e-commerce terá que cumprir esse prazo. Cada violação vai render multa de R$ 500 para a empresa.

O histórico de má reputação da empresa não é de hoje. Em fevereiro, uma denúncia feita pela emissora RBS mostra a Americanas.com oferecendo dinheiro para que clientes desistam de reclamar da empresa em um programa de televisão.


(YouTube — a partir de 04:50)

A Americanas.com faz parte do grupo B2W, a gigante do e-commerce brasileiro que controla tanto a Americanas.com como do Submarino. O grupo opera ainda o Ingresso.com, Submarino Finance, Shoptime.com, Blockbuster (se é que ainda existe) e B2W Viagens.