Depois da capital do país ser tomada por uma revolta popular, o governo sírio resolveu fazer o que todo o governo totalitário faz ao perceber que manifestantes podem se organizar pela internet: cortou seu acesso completamente. Segundo a Al Jazeera, especializada em cobrir conflitos no Oriente Médio, os cidadãos sírios perderam o acesso por meio de redes de banda larga 3G, DSL e até por conexões dial-up.

Existem vários provedores de internet no país, mas de acordo com a empresa de análise de rede Renesys, todo o tráfego de internet síria depende uma telecom específica chamada SyriaTel. Ela é estatal, controlada pelo governo. Provavelmente por causa disso que a internet foi cortada com tanta facilidade. 40 das 59 rotas de internet que levam a servidores na Síria foram retiradas das tabelas de roteamento internacional, ainda segundo a Renesys.

Alguns sites do governo ainda estão acessíveis, mas a rede como um todo sofreu uma queda de tráfego considerável, perdendo cerca de 2/3 das rotas, como você pode ver no gráfico acima.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jairo
Isso serve de alerta para quem acha que guadar seus dados nas nuvens é um grande negócio ! Em caso de interesse nacional esse tipo de situação pode ocorrer em qualquer Pais !
@fabforoni
O pessoal fala tanto dos governos que cortam a internet do povo, mas não vêem os grandes problemas do país em que vivem. Deprimente.
Gustavo Rodrigues
Esse pessoal daquele lado de lá, Síria, Paquistão, Iraque, etc, são tudo assim. O governo fica restringindo ao máximo o contato deles com o resto do mundo, pois assim pode mante-los do jeito que quiser, com mentes fechadas e sem aquele tom de duvidar de tudo que está errado e brigar por seus direitos.
@hfa2010
Safadenho kkkkkk xD
@AntonioVeras
É bom você ter um plano de saúde privado. Uma previdência privada também cai bem.
Flavio
O mundo tem necessidade de mudanças. O pessoal do Oriente Médio já deve estar farto desses "governinhos" para si próprios. Espero que todo o Oriente Médio passe por uma revolução. Pena que sempre tira a vida de alguns (corajosos).
Thiago Sabaia
Ainda bem que moro no Brasil.
@AntonioVeras
Por isso eu não estou conseguindo acessar o site daquelas pobres sírias que não tem dinheiro nem para comprar roupas.
marcoscs
legais são as tecnologias para restabelecer a net em áreas que ela foi bloqueada, como o avião que cria uma "bolha" de wi fi nas áreas que ele sobrevoa. Os EUA só não fazem isso porque seria uma declaração de guerra mas existe tecnologia pra burlar esse apagão criado pelo governo sírio.
RKNeto
O último que fez isso ta se arrependendo até agora. De que adianta alguem fazer besteira pro mundo inteiro ver se ninguém aprende?
@brunogdb
E a história se repete.
e.ricardo
Tenso manolooo