7 coisas para fazer antes de excluir o Facebook

Você decidiu excluir o seu Facebook; Ok. Mas, não precisa fazer isso de forma atropelada, como se fosse um caminhão desgovernado

Melissa Cruz Cossetti
• Atualizado há 1 ano e 9 meses

Você decidiu excluir o seu Facebook — e não faltam orientações a respeito disso de gente que conhece de perto os processos de tratamento de dados da rede social. Mas, não precisa fazer isso de forma atropelada, como se fosse um caminhão desgovernado.

Há coisas a se considerar antes de apertar o botão e isso não quer dizer que você deva desistir. São apenas algumas considerações importantes para não cometer erros.

Facebook / Foto de Oleg Magni no Pexels

1) Faça backup do seu Facebook

Se ideia é excluir o Facebook (e não apenas desativar o perfil), você vai perder tudo o que você tem. E, mesmo que você não queira se lembrar e prefira dar um fim definitivo à sua passagem por esta rede social, fazer um backup não custa absolutamente nada.

2) Revogue a permissão de Apps

Você precisa revogar a permissão de aplicativos que fazem uso do Facebook Login. Se você se conectar com um desses apps após o pedido de exclusão, o processo será cancelado porque a rede social vai entender que logou novamente antes de 30 dias.

3) Exclua os aplicativos do Facebook

Da mesma forma que você revogou as permissões dos aplicativos com Facebook Login, exclua dos aplicativos do Facebook no seu telefone ou tablet para evitar login acidental.

4) Substitua o Facebook Login 

Há dois casos: se você criou uma conta no app com o Facebook Login e se você apenas associou o seu perfil ao app. Se você quiser ter uma conta de Spotify, por exemplo, desassociada do Facebook, terá que encerrar a conta e criar uma nova se você criou o seu perfil no streaming com o Facebook. Se só associou a conta, basta desativar o link.

5) Facebook Apps

Os motivos que o trouxeram até aqui podem ser variados. No entanto, o Facebook é dono de outras plataformas de redes sociais e trata dos dados dos usuários da mesma forma em todas elas. Atualmente, o Facebook é dono do WhatsApp, do Messenger, do Instagram e da Oculus e pode compartilhar dados entre seus próprios produtos.

Já pensou em excluir essas contas?

6) Prazos e Desistência

Após solicitar a exclusão do seu Facebook:

  • Você tem 14 dias para fazer login novamente e travar o processo;
  • Em 30 dias você não poderá recuperar novamente o seu Facebook;
  • Em 90 dias a rede social deve ter excluído todas as suas informações.

Isso significa que a sua conta será “desativada” nas primeiras duas semanas. Após um mês, será excluída permanentemente. Você tem tempo de sobra para mudar de idéia.

O mais importante: não entre na sua conta durante esse período, a menos que deseje cancelar a solicitação de exclusão. E, lembre-se: desativar não é excluir. Siga em frente.

7) Grupos e Páginas

Se você é o administrador de um grupo ou uma página no Facebook, antes de dinamitar o seu perfil verifique se os direitos de administrador estão compartilhados com outra pessoa da sua equipe. Caso contrário, sua página vai ficar órfã e você perde o controle.

Preparado para excluir seu Facebook?

Agora, sim. Você pode ❌ excluir seu Facebook ❌ sabendo de todas as implicações.

Relacionados

Escrito por

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.