Como formatar um Mac? Saiba resetar o macOS para os padrões de fábrica

Formatar um Mac significar reinstalar o sistema operacional macOS no computador, removendo todos os arquivos antigos e deixando a máquina como nova

Lupa Charleaux Lucas Lima

Você pode formatar o Mac usando a ferramenta “Apagar todo o Conteúdo e Ajustes”, disponível no menu “Transferir e Redefinir”. A função permite resetar o dispositivo e o sistema operacional macOS, deixando o computador como se fosse novo.

Essa é uma ação obrigatória se você for vender ou doar o computador Mac para outra pessoa. A prática também é útil quando você deseja limpar todos os arquivos da máquina, visando deixar o desempenho mais rápido.

É importante dizer que você apagará todas as configurações, dados e softwares instalados ao formatar o computador Mac. Por isso, é recomendado ter um backup em um HD externo ou sincronizado no iCloud para restaurar os arquivos importantes.

A seguir, veja o passo a passo para formatar um Mac.

1. Abra os “Ajustes do Sistema” do computador Mac

Clique no menu Apple, ícone de maçã no canto superior esquerdo da tela, e selecione a opção “Ajustes do Sistema”.

2. Clique no menu “Geral” do macOS

Clique na opção “Geral”, no menu no canto esquerdo da tela, para ver detalhes sobre o computador Mac.

3. Selecione a opção “Transferir ou Redefinir”

Clique em “Transferir ou Redefinir” para acessar o recurso para formatar o Mac.

4. Clique em “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes”

Clique em “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes” para acessar a ferramenta para restaurar o Mac de fábrica.

5. Informe sua senha para o Assistente de Apagamento

No menu pop-up, insira a senha de bloqueio do Mac e toque em “Desbloquear” para avançar.

6. Verifique os conteúdos e ajustes que serão removidos

Veja a lista dos conteúdos que serão excluídos durante a restauração do Mac. Então, clique em “Continuar”.

7. Finalize sua sessão do ID Apple

Insira a senha do ID Apple para encerrar a sessão neste computador Mac. Depois, clique no botão “Continuar”.

8. Confirme que deseja “Apagar Conteúdo e Ajustes” do Mac

Clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes” para iniciar o processo para restaurar o Mac.

9. Aguarde o Mac concluir a formatação

O computador será reiniciado algumas vezes durante o processo de formatação. Após o procedimento, clique no botão “Restart” para reiniciar a máquina com as configurações de fábrica.

Por que meu Mac não mostra a opção de Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes?

O recurso “Apagar todo o Conteúdo e Ajustes” está disponível apenas em Macs mais recentes, com o sistema operacional macOS Monterey ou posterior. Além disso, a máquina deve ter um processador Apple Silicon (M1, M2) ou ter o chip de segurança Apple T2 Security, disponível em alguns modelos de Mac com processador Intel.

Caso o seu Mac não atenda aos requisitos, é possível reinstalar o macOS pela ferramenta de recuperação. Esse processo formatará o disco e restaurará o sistema operacional para as configurações de fábrica.

Dá para formatar um Mac pelo pendrive?

Sim, dá para formatar o Mac usando um pendrive com um instalador bootável. Essa opção é útil para quem deseja fazer uma instalação limpa do sistema operacional, removendo todos os dados e programas do computador. Também é ideal para casos em que não há conexão com a internet disponível.

O que acontece ao formatar o Mac?

Ao formatar um computador Mac, todos os dados, configurações e softwares são completamente removidos. Isso significa que o dispositivo volta ao estado de fábrica, como se estivesse sendo ligado pela primeira vez.

Durante a formatação, o disco rígido é limpo e preparado para receber um novo sistema operacional. Após o processo, você precisará configurar o Mac do zero, escolhendo idioma, criando uma conta, definindo as preferências do usuário e instalando os aplicativos que deseja.

É possível restaurar um Mac que foi formatado por engano?

Sim, é possível recuperar dados de um computador formatado por engano desde que você tenha realizado o backup do Mac anteriormente. Assim, você pode recuperar os arquivos por meio do recurso Assistente de Migração, da sincronização com o iCloud ou de softwares de terceiros.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.