Claro começa a testar 4G em cidades brasileiras
A Claro disparou um comunicado hoje informando que iniciou suas operações 4G no Brasil. Neste período inicial, chamado de “circuito de experiências”, usuários de três cidades brasileiras poderão testar a velocidade da nova rede nas lojas da operadora: Campos do Jordão (SP), Búzios e Parati (RJ).
No anúncio, o presidente da Claro, Carlos Zenteno, afirma que a operadora deseja que os clientes “tenham acesso ao 4G em primeira-mão, para testar os serviços como streaming de vídeo, videochats entre cidades e outras facilidades que uma rede de alta velocidade pode oferecer”. A operadora ainda não informou qual a velocidade que sua rede 4G pode atingir, mas cita que a tecnologia suporta velocidades nominais de até 100 Mbps.
Por ser uma tecnologia recente no país, é normal que os aparelhos vendidos atualmente ainda não tenham suporte ao 4G, que deve operar inicialmente na faixa dos 2.500 MHz. A Claro, que diz ser a primeira operadora a utilizar a tecnologia no Brasil, está trabalhando com a Huawei e a Motorola para fornecer modems e smartphones compatíveis com o padrão brasileiro.
Se você não mora numa das três cidades escolhidas pela Claro, terá que esperar um pouco. Nas cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), a cobertura 4G deve estar disponível até abril de 2013. Em dezembro de 2013, as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 (Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo) também devem contar com a nova rede. Até 2017, o 4G deverá estar disponível em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.
Segundo a agência de notícias Reuters, as redes 4G ainda não podem ser utilizadas comercialmente, já que é necessária uma formalização com o governo. Além disso, a escolha das três cidades iniciais foi influenciada pela grande concentração de turistas. Dessa forma, clientes de outras cidades também poderiam experimentar o 4G da Claro.
Leia | Quais as bandas de 4G no Brasil? [saiba a da sua cidade]