5 episódios do Tecnocast para entender 2022

Confira alguns dos Tecnocasts que melhor capturaram os acontecimentos dos últimos 12 meses

Josué de Oliveira
Por
• Atualizado há 11 meses
5 episódios do Tecnocast para entender 2022 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Tecnocast é sua parada semanal para entender o noticiário de tecnologia. Ao longo dos 49 episódios lançados em 2022, falamos sobre os principais lançamentos de gadgets, as tendências das redes sociais, a evolução acelerada das inteligências artificiais e as intersecções entre política e tecnologia. Isso para citar só alguns dos assuntos.

A você que nos acompanhou: obrigado. 🙂

Uma olhada na lista de episódios do Tecnocast ajuda a identificar os tópicos que mais geraram discussão durante o ano. Digamos que você queira relembrar algumas delas. Fazer uma retrospectiva de 2022 a partir do seu agregador favorito de podcasts.

Em breve, publicaremos nossa retrospectiva oficial: “O melhor e o pior da tecnologia em 2022“. Mas, enquanto isso não acontece, você pode visitar alguns dos principais programas do ano.

Abaixo, listamos cinco episódios do Tecnocast para te ajudar a entender o cenário de tecnologia, inovação e negócios em 2022.

Use o cartão de crédito a seu favor

Não foi um ano fácil. Inflação, aumento nos juros, desaceleração econômica. Nesse contexto, é natural que busquemos dicas de como otimizar nossos gastos. Aproveitar as vantagens – por vezes desconhecidas – que os cartões de crédito oferecem é um dos caminhos para isso.

Assim, convidamos os especialistas Gabriel Dias e Rodrigo Cunha para explicar como usar o cartão de crédito para ser dar bem em compras, viagens e muito mais.

O jogo sujo do Facebook contra o TikTok

Essa não foi a primeira nem última vez que falamos do TikTok no Tecnocast em 2022. Mas a notícia que inspirou o programa – uma campanha difamatória da Meta contra sua concorrente – chamou bastante atenção na época. O acontecimento mostrava que os tempos estavam mudando: a supremacia da rede de Mark Zuckerberg era finalmente desafiada.

O TikTok, já há tempos uma peça importante para a indústria da música, agora roubava usuários do Facebook e Instagram; meses mais tarde, a antiga rede de fotos da Meta foi reformulada para lidar com a competição; até mesmo o Google está atento aos movimentos do TikTok. Em 2022, a plataforma de vídeos chinesa mostrou disposição para brigar com os peixes grandes.

Algo tem que mudar na Netflix

Em abril de 2022, a Netflix registrou queda no número de assinantes pela primeira vez em uma década. Era o sinal de que as coisas não andavam tranquilas a maior plataforma de streaming do mundo. A competição já vinha ganhando força, ao mesmo tempo em que a Netflix subia os preços, cancelava séries e começava uma investida contra o compartilhamento de senhas.

No episódio, a pesquisadora Melina Meimaridis, doutora em Comunicação pela UFF, explicou o problema que a Netflix criou para si, e como seria possível contorná-lo. Vale lembrar que a empresa teve uma melhora nos meses seguintes, mas sua estratégia continua sendo alvo de questionamentos (afinal, tudo precisa ser maratonado?).

Quando as máquinas fazem arte

Em 2022, as redes neurais geradoras de arte – como MidJourney e DALL-E – foram tema de um intenso debate. É o fim da criatividade? Qual será o futuro de artistas, ilustradores, designers? Acreditem, as polêmicas em torno do assunto estão longe de acabar.

Com participação de Sergio Venancio, professor e pesquisador com um pé nas Artes Plásticas e outro nas Ciências da Computação, este episódio explora aspectos técnicos e filosóficos da geração algorítmica de artes. Aqui você pode entender como funcionam ferramentas como MidJourney e DALL-E e como elas (e outras) podem impactar o futuro das profissões criativas.

Elon Musk tomou conta do Twitter

É claro que ele não poderia faltar. Após um processo de aquisição turbulento, Elon Musk chegou com os dois pés na porta do Twitter e não para de gerar polêmicas desde então. Demissão em massa, promessas feitas e descumpridas, tensões com anunciantes… É até difícil noticiar o Twitter hoje em dia: tudo pode mudar de uma hora para outra.

Nesse episódio, explicamos os detalhes da novela da compra da plataforma, e especulamos sobre os problemas que o Twitter tem para gerar receita. Cobrar pelo selo de verificação vai ser o suficiente para melhorar o faturamento? Será que é possível lucrar em cima da tal praça pública que o Twitter se tornou? Estas são só algumas das questões sobre as quais refletimos.

E aí, esquecemos de algum? Qual foi o seu episódio favorito do ano?

Receba mais sobre Tecnocast na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Relacionados