A Samsung preparou um smartphone dobrável que nunca foi lançado

Provavelmente uma boa decisão

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Por anos, rumores vêm circulando sobre um smartphone dobrável da Samsung. Eles se tornaram mais intensos em 2015, quando surgiram detalhes sobre o Project Valley — que seria basicamente um Galaxy S6 com duas telas.

Parece que ele era mesmo real, mas nunca saiu da fase de protótipo. Fotos vazadas mostram como era seu design, e cancelar seu lançamento provavelmente foi uma boa ideia.

O aparelho tem número de modelo SM-G929F, e as duas telas funcionam como uma só. Você também pode dobrá-lo para que uma das telas fique na traseira, presumivelmente desligada. Há apenas uma câmera, que poderia funcionar como frontal ou traseira.

Em 2015, o SamMobile falou pela primeira vez sobre o Project Valley ou Project V, um dispositivo que “suportará múltiplos gestos para alternar entre suas duas telas”. Seu número de modelo era SM-G929F, e ele seria lançado na Europa e Coreia do Sul — o que nunca aconteceu.

Desde então, tivemos um aparelho semelhante vindo da ZTE, chamado Axon M. Ele possui duas telas IPS de 5,2 polegadas, que podem ser usadas como uma só; o display secundário também dobra para fora. Seu lançamento foi restrito a poucos países.

Como lembra o Engadget, o Project V foi desenvolvido na época em que os lucros da Samsung estavam caindo. Para reverter isso, ela passou a investir em smartphones de metal, como o Galaxy Alpha; e com borda curva, como o Galaxy Note Edge. Pelo visto, a coreana pensou até mesmo em arriscar com um smartphone dobrável, mas desistiu a tempo.

Não se engane: a Samsung ainda não desistiu de smartphones dobráveis. DJ Koh, presidente da divisão de dispositivos móveis, prometeu um aparelho do tipo para 2018.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados