Samsung segue a Apple e leva “modo foco” para a One UI 5

Samsung revela novidades da One UI 5; atualização vai trazer novas opções para personalizar a tela de bloqueio dos celulares

Bruno Gall De Blasi
Por
One UI 5 vai ampliar os ajustes da tela de bloqueio (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung detalhou as novidades da One UI 5 nesta sexta-feira (14). A atualização vai garantir outras novidades aos usuários, como os modos, que ajudam a definir o funcionamento do smartphone para atividades específicas. A nova versão da interface também vai trazer mais ajustes para personalizar celulares da Samsung.

A Samsung vai atualizar a Bixby Routines com a One UI 5. A interface vai trazer definições do modo de foco similares aos do iOS 15, atualização liberada pela Apple em 2021. Assim, os usuários poderão criar perfis para rotinas, com a possibilidade de limitar notificações, uso de apps e até habilitar o modo escuro automaticamente.

O recurso é útil para ser usado em momentos específicos. É o caso do trabalho: ao criar um perfil para esta atividade, o celular só apresenta notificações de e-mail, calendário e afins. Além disso, você também pode escolher os contatos que podem entrar em contato com você durante o expediente. 

A Samsung ainda reforçou as notificações da One UI 5. Segundo a fabricante, os alertas ficaram mais intuitivos, para facilitar a compreensão dos avisos. Parte dessa melhoria gira em torno dos ícones dos apps ou fotos de contatos, que se tornaram maiores e continuam posicionados na lateral esquerda.

One UI 5 terá perfis, assim como no iOS 16 (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 5 terá perfis, assim como no iOS 16 (Imagem: Divulgação/Samsung)

One UI 5 ganha opções para personalizar a interface

Ao contrário da Apple, a Samsung sempre ofereceu opções para customizar a interface de seus celulares. Mas a One UI 5 vai levar este recurso a um novo patamar, graças às novas opções para personalizar a tela de bloqueio. Assim, os usuários poderão montá-la de acordo com o seu jeito. 

A lista de opções é vasta. Começando pelo relógio, os usuários contam com mais opções para visualizar as horas com o seu estilo. A tela de bloqueio também contará com o suporte do papel de parede com fotos e até vídeos, mas, infelizmente, não terá widgets como no iOS 16.

Por falar em widgets, há novidades. Na tela de início, os usuários poderão criar conjuntos, para exibir mais de uma informação no mesmo lugar. Assim, basta arrastar o bloco para os lados para acessar a hora, previsão do tempo e calendários, por exemplo, sem ocupar muito espaço do painel.

Outra semelhança com o iPhone fica pelo reconhecimento de texto em imagens. Ou seja, basta abrir uma foto no seu celular e selecionar o conteúdo registrado. Depois, basta copiar o que está escrito e colar em uma conversa, mensagem, publicação em redes sociais e afins.

One UI 5 traz modos para ajustar ações do celular automaticamente (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 traz modos para ajustar ações do celular automaticamente (Imagem: Reprodução/Samsung)

Segurança e privacidade em um lugar só

Outra mudança se encontra nas configurações do sistema operacional. Na One UI 5, os ajustes de segurança e privacidade serão reunidos em um único lugar. “Este novo painel de segurança e privacidade foi projetado para ser o mais simples possível para tornar rápido e fácil entender o status do seu dispositivo”, afirmaram.

As configurações dos celulares da marca também vão ganhar um menu para controlar os dispositivos conectados. Assim, será possível ajustar o uso dos fones de ouvido com outros gadgets e a integração do smartphone com outros produtos da Samsung. O menu ainda terá opções para o Galaxy Wearable, SmartThings e Android Auto.

“Para garantir que suas informações privadas permaneçam privadas, o One UI 5 também apresenta uma nova notificação no Painel de Compartilhamento que avisa se você estiver prestes a compartilhar involuntariamente uma foto que contenha informações potencialmente confidenciais”, anunciaram.

O recurso, no entanto, só vai funcionar quando a linguagem do sistema está definida para coreano ou inglês dos Estados Unidos.

Samsung revela quando One UI 5 será levada a seus celulares, a começar pelo Galaxy S22 (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 terá melhorias para facilitar o acesso às configurações de privacidade e segurança (Imagem: Reprodução/Samsung)

Bixby converte texto em áudio para chamadas de voz

Bixby Text Call é outra novidade. O recurso permite que os usuários realizem chamadas ao digitar mensagens. Assim, a assistente virtual converte o conteúdo em áudio para que a pessoa no outro lado da ligação não deixe de falar com você em momento algum.

“Esse recurso é perfeito para aqueles momentos em que você precisa se comunicar, mas não pode necessariamente ser ouvido, como em um trem movimentado ou em um show barulhento”, explicaram. “Com esse recurso, você pode atender suas chamadas em qualquer ambiente sem atrapalhar ou perder o ritmo.”

O grande porém é que a função não vai servir para os brasileiros em primeiro momento. Em uma nota de rodapé, a Samsung afirmou que o Bixby Text Call já está disponível na One UI 4.1.1 em coreana. “A versão em inglês está planejada para o início de 2023 por meio de uma atualização de software da One UI“, afirmaram. 

One UI 5 chegará aos usuários em outubro (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 chegará aos usuários em outubro (Imagem: Reprodução/Samsung)

Atualização chegará em outubro para o Galaxy S22

No comunicado de hoje, a Samsung não chegou a informar quando a One UI 5 será liberada a todos. Mas a própria fabricante já deu uma prévia: na quarta-feira (12), durante a SDC 2022, a fabricante afirmou que está “trabalhando duro” para levar a atualização aos usuários em outubro. Ou seja, espera-se que a One UI 5 comece a ser liberada nas próximas semanas.

A Samsung ainda informou quais serão os primeiros celulares a receber o update. A lista será encabeçada pelo Galaxy S22S22+ e S22 Ultra, os modelos mais avançados da marca de 2022. Espera-se que a sucessora da One UI 4 seja liberada aos demais modelos avançados, como o Galaxy S21 e os dobráveis, na sequência. 

Apesar do anúncio, isto não significa necessariamente que a atualização chegará ao Brasil em outubro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados