iPhone 15: todas as mudanças que podem chegar no smartphone da Apple

iPhone 15 deve ter câmeras melhoradas, novos botões e conector USB-C em vez de Lightning; descubra o que foi vazado do smartphone da Apple e quando será o lançamento

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 7 meses
iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O iPhone 15 ainda não foi oficialmente apresentado, mas graças aos vazamentos é possível ter ideia de como será a próxima linha de smartphones da Apple. As informações divulgadas até agora mostram que a Dynamic Island chegará a todos os modelos, câmeras com melhorias em ambientes escuros e a polêmica substituição do conector Lightning, que finalmente cederá seu lugar ao USB-C.

As mudanças no design do iPhone 15

O iPhone 15 deve ter algumas mudanças no design em relação aos modelos anteriores. Além do novo conector, as renderizações que vazaram mostram que a Dynamic Island estará disponível em todos os modelos do smartphone da Apple — diferentemente do iPhone 14, em que o recurso existe apenas na linha Pro.

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Dynamic Island deve chegar em toda a linha iPhone 15, incluindo modelos não-Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Uma possível mudança na localização do sensor de proximidade também é esperada no iPhone 15 — nos modelos anteriores, o dispositivo fica embaixo da tela. De acordo com analistas, isso poderia melhorar o desempenho do Face ID.

O formato também terá mudanças: vazamentos sugerem que o iPhone 15 Pro terá bordas das telas ainda menores, como nos Apple Watches de última geração. O tamanho do display será o mesmo, mas espere que as molduras sejam levemente arredondadas — o terror para quem utiliza película protetiva.

Já o iPhone 15 e o 15 Plus devem ter bordas um pouco mais finas, graças a um processo chamado low-injection pressure overmolding (algo como “moldagem sob pressão de baixa injeção”, em tradução livre).

Os rumores apontam que a tradicional trava do modo silencioso seria substituida por um botão convencional no iPhone 15 Pro. Com ele, será possível configurar a ação desejada, como mudar o modo Foco, ligar a lanterna, iniciar uma gravação de áudio, executar atalhos da Siri e muito mais.

Fica a dúvida se a troca de design também irá afetar o botão de volume. Até então, os vazamentos indicavam que as teclas de aumentar e diminuir volume se transformariam em uma só. Nada mudaria para o iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que continuam com os botões tradicionais nos renders que vazaram.

Renderização iPhone 15 Pro com novos botões (Imagem: Reprodução/AppleShrimpPro)
Renderização do iPhone 15 Pro com possíveis novos botões (Imagem: Reprodução/AppleShrimpPro)

Em relação às bordas do corpo do smartphone, a Apple pode surpreender com o material utilizado. Os vazamentos sugerem que o iPhone 15 utilizará titânio no lugar do alumínio e aço inoxidável. Isso tornaria o gadget mais leve e também mais resistente a arranhões e impactos.

Novo chip A17 será feito com processo de 3 nm

Com o novo iPhone, chega também um novo chip. O chip A17 será feito com processo de litografia de 3 nanômetros e contará com memória extra. Ele deve entregar desempenho melhor, mas o maior avanço será no consumo de energia, permitindo mais tempo de duração de bateria.

O chip A17, no entanto, só estará disponível nos modelos Pro e Pro Max. O iPhone 15 e o iPhone 15 Plus usarão o chip A16, que estava na versão Pro do modelo de 2022.

Se você é um acumulador digital e precisa de muito armazenamento no smartphone, saiba que é possível que a Apple lance versões do iPhone 15 Pro com até 2 terabytes de armazenamento. Essa também é uma boa notícia para usuários convencionais, uma vez que a maçã deve abandonar os tradicionais 128 GB no modelo base.

Falando de software, o iPhone 15 chegará de fábrica com o iOS 17. O sistema operacional móvel da Apple foi anunciado em junho na WWDC 2023, e promete melhorias no teclado, compartilhamento rápido do cartão de visitas via NFC e widgets interativos.

Por fim, outro componente técnico dos novos iPhones deve ser o chip U2, que permitirá atualizações no ultra wideband (UWB) do aparelho. Isso deve trazer melhorias nos serviços de localização, facilitando a localização de pessoas e outros aparelhos pelo app Buscar.

As novas câmeras do iPhone 15

Com tanta concorrência entre diferentes fabricantes, a competição pela melhor foto de smartphone é bem acirrada. A Apple irá apresentar melhorias nas câmeras do iPhone 15, e a fabricante deve incorporar um novo sensor da Sony que promete fotos melhores em ambientes escuros.

Além disso, a câmera com resolução de 48 megapixels deve abranger toda a linha iPhone 15, incluindo modelos não-Pro. No iPhone 15 Pro Max espera-se uma câmera periscópio, que permite maior zoom ótico em comparação com as lentes teleobjetivas. Essa nova lente deve permitir um zoom ótico de 6x, enquanto as lentes atuais oferecem 3x.

Sai o cabo Lightning, entra o USB-C

Uma das principais mudanças do iPhone 15 está relacionada ao conector de carregamento. Os vazamentos sugerem que a Apple deixará a porta Lightning em favor do USB-C, padrão que já é utilizado pela maioria dos smartphones com Android.

A troca do carregador é aguardada faz tempo, especialmente considerando que o conector USB-C já está presente nos iPads e Macs. Mas não é esse o motivo para a mudança: na verdade, a Apple precisa cumprir uma decisão da União Europeia que padronizou a entrada USB-C para os dispositivos comercializados na região.

Renderização do iPhone 15 e 15 Pro com conector USB-C (Imagem: Divulgação/9to5Mac)
Renderização do iPhone 15 e 15 Pro com conector USB-C (Imagem: Divulgação/9to5Mac)

Mesmo tendo adotado o USB-C em outros dispositivos, a gigante de Cupertino não queria se livrar do Lightning. Durante discussões com a União Europeia em 2020, a Apple se manifestou contra a padronização dos carregadores, alegando que isso limitaria a capacidade de inovação no setor.

Por sinal, a discussão sobre a unificação de conectores não acontece apenas na Europa. No Brasil, a Anatel abriu uma consulta pública sobre a obrigatoriedade do USB-C como padrão para carregamento de celulares. Um grupo de senadores dos Estados Unidos também batalha pelo plugue universal.

Cabos Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)
Prepare o seu adeus ao cabo Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

O USB-C também poderá ter diferenciais entre modelos. Um rumor aponta que iPhones da linha Pro teriam conexão Thunderbolt 3 ou USB 3.2, com velocidades de transferência de até 40 Gb/s, enquanto o iPhone 15 convencional ficaria limitado a 480 Mb/s do USB 2.0 e do conector Lightning.

Para atender o novo iPhone, a Apple também começou a produzir fones de ouvido com fio com conector USB-C. No entanto, não espere o acessório na caixa do smartphone: a maçã deixou de incluir fone e adaptador de tomada desde o lançamento do iPhone 12.

USB-C do iPhone pode limitar cabos não-homologados pela Apple

Uma das maiores vantagens de um padrão de carregadores é que você pode utilizar qualquer cabo, certo? A chegada do USB-C no iPhone é um passo para isso, mas parece que a Apple não quer facilitar tanto assim.

Rumores indicam que os iPhones com porta USB-C identifiquem cabos que não tenham certificação MFi (Made For iPhone), como já acontece no Lightning. Ainda não sabemos as consequências de utilizar cabos de outras fabricantes, mas é possível que a Apple limite a velocidade de carregamento e transmissão.

USB-C (imagem: Ajay Suresh/Flickr)
Apple pode dificultar utilização de cabos USB-C sem certificação (imagem: Ajay Suresh/Flickr)

Manter o programa de certificação pode ser importante para as finanças da Apple. O selo MFi é uma fonte de renda da empresa, e as fabricantes de acessórios precisam pagar uma taxa por cada conector homologado.

Se a limitação realmente acontecer, será um grande bola fora da Apple. A maçã já utiliza o conector USB-C em dispositivos como Mac e iPad, sem qualquer tipo de discriminação contra cabos de outras fabricantes. Também fica a dúvida sobre a compatibilidade de cabos USB-C antigos que foram fabricados pela própria Apple, já que eles não têm chips para certificação.

Quando o iPhone 15 será lançado?

O iPhone 15 deve ser anunciado em 12 de setembro de 2023, em um evento no Apple Park, na Califórnia (EUA). O Tecnoblog foi convidado pela empresa e conhecerá o aparelho em primeira mão.

Apple Park
Apple irá anunciar iPhone 15 em setembro de 2023 (Imagem: Divulgação)

Em relação às vendas do iPhone 15 no Brasil, será preciso aguardar um pouco mais, pois os smartphones Apple costumam chegar ao varejo nacional no mês de outubro. A Apple costuma comercializar os lançamentos de iPhone primeiro nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Oceania e alguns países asiáticos.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados