Alexa faz aniversário e o brasileiro é o melhor presente
A assistente da Amazon completa o segundo ano no Brasil no dia 6 de novembro com frases engraçadas (e inusitadas) entre as mais ditas por usuários
A assistente da Amazon completa o segundo ano no Brasil no dia 6 de novembro com frases engraçadas (e inusitadas) entre as mais ditas por usuários
Falta pouco para o aniversário da Alexa. A assistente virtual mais escorpiana que existe faz 7 anos em 6 de novembro, sendo 2 anos de Brasil. Eu aposto que ela nem imaginava o tipo de coisa que iria ouvir ao desembarcar por aqui — afinal, não é em todo lugar que você é constantemente encorajado a imitar o Galvão Bueno ou a soltar um pum na frente de outras pessoas. A seguir, confira alguns números que a Amazon compartilhou sobre o segundo ano de Alexa no país.
A interação “Alexa, bom dia” foi feita mais de 38 milhões de vezes no último ano. Segundo a Amazon, isso é quatro vezes mais do que no primeiro ano da assistente por aqui.
A gente também lembra dela depois de um dia cheio — o que pode ser difícil até mesmo em relacionamentos de longa data. Foram 28 milhões de “Alexa, boa noite” nos últimos 12 meses.
São tempos difíceis. Pandemia, distanciamento social, crises e mais crises ao redor do mundo. Mas a gente colocou de lado a nossa dor para saber mais sobre os sentimentos dela. “Alexa, tudo bem?” foi perguntado mais de 5,8 milhões de vezes.
A categoria de jogos de voz foi uma das mais acessadas por usuários da Alexa. O game de adivinhação Akinator foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, seguido pelo Jogo do Milhão, reproduzido mais de 2,1 milhões de vezes.
A assistente também nos ajudou a esquecer de assuntos tristes com suas tiradas inusitadas. “Alexa, conta uma piada” foi dito mais de 20 milhões de vezes no último ano. Nem sempre era engraçado, mas sabe quando a piada é tão ruim que acaba ficando boa?
Pedimos para ela imitar o Bob Esponja 600 mil vezes, e sobrou até para o Galvão. A gente também quis saber como encontrar o Chuck Norris e se divertiu no modo gás hélio.
Quando a Alexa achava que não poderia vir nada pior, o brasileiro pediu que ela soltasse um pum — mais de um. milhão. de. vezes.
Quer saber se é verdade esse bilhete? Pergunta pra ela.
Brincadeiras à parte, a Alexa não é só zoeira. Além de ajudarem a economizar tempo no dia a dia, comandos por voz são grandes aliados de pessoas com deficiência, permitindo que muitas tenham maior independência. Os comandos de acender ou desligar as luzes, reproduzir músicas ou ativar o ar-condicionado são alguns exemplos da rotina, mas há bem mais além disso.
A Amazon criou, no ano passado, o Prêmio Alexa de Acessibilidade para incentivar o desenvolvimento de mais skills pensadas para esses usuários, e ganhou 98 novos comandos neste contexto. A assistente também ajudou pessoas a aprenderem mais sobre a Síndrome de Burnout, sobre a COVID-19 e sobre meditação, entre vários outros temas ligados à saúde e ao bem-estar.
Ao todo, a Alexa já conta com mais de 2.000 skills.
O número de dispositivos compatíveis com o software já passa de 650, indo muito além do popular Echo Dot e de produtos da própria empresa. Você encontra a assistente em aparelhos Samsung, LG, Positivo, Philips Hue e por aí vai.
No portfólio da própria Amazon no Brasil, é possível encontrar a Alexa em 12 dispositivos:
Se você assina o Amazon Music poderá reproduzir a lista especial com as canções mais pedidas para a assistente no Brasil, em comemoração a esta data. Basta dizer “Alexa, toque sua playlist de aniversário” ou acessar este link para escutar músicas que explodiram lá fora e outros hits nacionais, como Coração Cachorro e Passinho Debochado (eu disse que o brasileiro era o melhor presente!).
Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.