Carteira do Google anuncia suporte a pagamentos via Pix

Integração com C6 Bank e PicPay vai permitir que Google Pay suporte pagamentos via Pix, tanto em operações online quanto em estabelecimentos físicos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado ontem às 14:22
Função de Pix na Carteira do Google (imagem: reprodução)
Função de Pix na Carteira do Google (imagem: reprodução)

O Google Pay vai suportar transações via Pix no Brasil. O anúncio oficial da modalidade foi feito nesta terça-feira (30). Fruto de uma parceria com o C6 Bank e o PicPay, a novidade vai permitir a realização de pagamentos ou transferência de valores via Pix na Carteira do Google (Google Wallet).

Para tanto, a Carteira do Google passará a suportar não só o cadastro de cartões de crédito ou débito, como também de contas em instituições financeiras. É por meio dessas contas que as transações via Pix no Google Pay serão realizadas.

Carteira do Google com suporte a Pix (imagem: reprodução/Google)
Carteira do Google com suporte a Pix (imagem: reprodução/Google)

Neste ponto, vale uma rápida distinção: o Google Pay é um sistema que processa pagamentos; já a Carteira do Google é uma plataforma que armazena cartões de crédito ou débito, contas de pagamento, cartões de transporte e documentos digitais. A Carteira do Google utiliza o Google Pay para realizar pagamentos.

As transações via Pix poderão ser realizadas via chave, Pix copia e cola, e por leitura de QR Code.

Uso de Pix na Carteira do Google (imagem: divulgação/Google)
Uso de Pix na Carteira do Google (imagem: divulgação/Google)

Verificação de identidade e vínculo de conta

O Google afirma ter se cercado de procedimentos de segurança para prevenir fraudes envolvendo a integração do Pix com o Google Pay. Um desses procedimentos é a verificação de identidade, que é um processo que checa se é realmente o dono da conta que está fazendo a integração com a plataforma.

Depois, quando a identidade do usuário é verificada, é preciso fazer o vínculo de conta. Esse é o procedimento que efetivamente insere a conta do usuário no Google Pay. A partir daí, será possível realizar transações via Pix. Basta escolher essa opção na Carteira do Google no momento do pagamento.

O aspecto da segurança é reforçado com a participação do Google Pay no open finance brasileiro. Desde dezembro de 2022 que a plataforma é autorizada a atuar como iniciador de pagamentos no sistema.

Se o usuário perder o celular, poderá ainda utilizar a função Encontre Meu Dispositivo para desativar a conta no aparelho.

Imagem de um celular com o logo do aplicativo Carteira do Google
Carteira do Google (imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Parceria com C6 Bank e o PicPay

Na fase inicial, apenas contas no C6 Bank e no PicPay poderão ser cadastradas na Carteira do Google para realização de transações via Pix.

No entanto, a liberação do recurso para clientes dessas instituições vai ser feita gradualmente, de modo que o Google possa monitorar o funcionamento e a aceitação da modalidade. Com isso, a companhia poderá implementar eventuais ajustes e aperfeiçoamentos antes de fazer a liberação geral.

A participação de outras instituições financeiras no Pix da Carteira do Google não está descartada. Mas, no momento, somente C6 Bank e PicPay participarão do sistema. Os clientes aptos ou selecionados serão convidados por essas empresas a testar a novidade.

Outra restrição da fase inicial é um limite diferenciado de valor para transações via Pix na Carteira do Google. No entanto, o Google ainda não revelou qual é esse limite.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.