Claro e Vivo prometem reduzir emissões de carbono em até 45%
Acordo foi firmado por 29 operadoras no mundo para reduzir emissões de carbono e cumprir o prazo do Acordo de Paris
Acordo foi firmado por 29 operadoras no mundo para reduzir emissões de carbono e cumprir o prazo do Acordo de Paris
A mexicana América Móvil, controladora da Claro, e a espanhola Telefónica, dona da Vivo, se comprometeram a reduzir emissões de carbono em 45% até o ano de 2030 junto a outras 27 operadoras no mundo. Essa data-limite corresponde ao prazo do Acordo de Paris, no qual países se comprometeram voluntariamente a reduzir o ritmo de aumento da temperatura global em 1,5°C.
As operadoras prometem redução de 45% na emissão de gases na fabricação de dispositivos móveis, 37% na construção e funcionamento de redes móveis, 55% nas redes fixas e 67% nas redes corporativas.
As normas foram padronizadas na diretriz ITU.L1470, que pode ser utilizada por operadoras de rede fixa, móveis, provedores de internet e data centers. A meta foi estabelecida pela GSM Association, ITU (União Internacional de Telecomunicações), GeSi (Global Enabling Sustainablity Initiative) e SBTi (Science Based Target Initiative).
As operadoras que prometeram cumprir a meta participam da GSM Association; elas respondem por 30% de todas as linhas móveis do mundo. Esta é a lista completa:
No Brasil, Vivo e TIM costumam divulgar suas ações de uso de energias renováveis e proteção ao meio ambiente, incluindo o desestímulo ao envio de faturas em papel, a criação de biosites, e antenas de celular movidas a energia solar.
Com informações: TeleSíntese, GSMA.