Elo lança solução para receber pagamentos por aproximação pelo celular
Solução da Elo dispensa a maquininha de cartão e permite receber pagamentos em débito ou crédito por meio do smartphone ou tablet com Android
Solução da Elo dispensa a maquininha de cartão e permite receber pagamentos em débito ou crédito por meio do smartphone ou tablet com Android
A Elo anunciou nesta sexta-feira (15) uma solução que permite receber pagamentos por aproximação pelo celular. O recurso, desenvolvido para empresas, utiliza a tecnologia “Tap On Phone”, que dispensa maquininhas de cartão, e funciona em smartphones ou tablets com Android e suporte a NFC. Com ele, é possível aceitar transações em débito ou crédito, à vista ou parcelado.
O pagamento por aproximação é uma modalidade que ganhou popularidade durante a pandemia, com alta de 372%, segundo dados da Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento.
O objetivo do recurso lançado pela Elo em parceria com a Fiserv é responder a essa demanda e facilitar transações para pequenos e médios negócios. Mas ela não é a única empresa a disponibilizar esse tipo de tecnologia: a Stone tem um app para este fim, que se chama TapTon.
A solução funciona por meio de um aplicativo para dispositivos móveis que irá reconhecer o pagamento sem contato, via cartões Elo ou celulares que também tenham chip NFC e utilizem o Google Pay ou Apple Pay. Além disso, é necessário uma conexão com a internet e que o aparelho rode o Android 9 Pie ou superior.
Ao final da transação, o app permite emitir comprovantes de venda para compartilhamento via SMS ou e-mail, e possibilita o estorno, quando necessário. Outro recurso disponível é a emissão de um relatório completo de vendas.
Inicialmente, a novidade está disponível apenas para lojistas convidados e parceiros da Fiserv.
*Atualização: o título original da matéria afirmava que Elo havia lançado um app para celular. A matéria foi corrigida a pedido da empresa, que explicou que a Elo oferece apenas a tecnologia — o aplicativo é fornecido por empresas adquirentes, como a Fiserv, aos lojistas.