Elon Musk anuncia TruthGPT, IA que vai tentar entender a “natureza do universo”
Musk quer criar alternativa transparente ao ChatGPT, que busque ao máximo a verdade e tenha curiosidade pelos seres humanos
Musk quer criar alternativa transparente ao ChatGPT, que busque ao máximo a verdade e tenha curiosidade pelos seres humanos
Após alguns dias de informações de bastidores e especulações, o próprio Elon Musk confirmou que vai desenvolver uma inteligência artificial para concorrer com o ChatGPT. O nome do projeto é TruthGPT e, segundo o bilionário, o objetivo é uma IA que busque ao máximo a verdade e entenda a natureza do universo.
O empreendedor considera que entender o universo é o melhor caminho para construir uma IA segura.
A ideia é que, se ela se preocupa com o universo, deverá considerar os humanos uma parte interessante disso e não vai querer aniquilá-los. Ufa, que bom ouvir isso!
Musk compara a como os seres humanos protegem os chimpanzés. “A humanidade poderia decidir caçar e matar todos os chimpanzés, mas, na verdade, estamos felizes que eles existem e queremos proteger seus habitats”, avaliou.
Ironicamente, a Neuralink — startup de Elon Musk que desenvolve implantes cerebrais — foi alvo de uma denúncia de maus tratos a macacos.
“Inteligência artificial é um negócio mais perigoso do que, digamos, uma administração mal-feita de projetos ou manutenção de aeronaves, ou do que carros mal-construídos”, ponderou o executivo de Twitter, Tesla e SpaceX.
Entre os riscos, Musk aponta que uma IA superinteligente poderia escrever incrivelmente bem e manipular a opinião pública.
Pela primeira vez, Musk deu detalhes sobre sua investida no campo da inteligência artificial. Isso confirma notícias que surgiram nas últimas semanas.
As especulações começaram na quarta-feira (12), quando uma reportagem apontou que Musk havia comprado 10 mil GPUs da Nvidia. Inicialmente, foi especulado que isso seria para desenvolver uma IA para o Twitter.
No dia seguinte, apareceram informações de que o bilionário estaria contratando pesquisadores e engenheiros. Além disso, ele abriu uma empresa chamada X.AI Corp.
O executivo considera que o TruthGPT pode corrigir o caminho que a OpenAI tomou.
Musk foi um dos fundadores da OpenAI, que nasceu em 2015 como uma organização sem fins lucrativos. Ele tentou assumir o comando da empresa em 2018, mas foi impedido pelo atual CEO, Sam Altman.
Desde então, ele se afastou da entidade. Ela, por sua vez, criou uma subsidiária com fins lucrativos e recebeu investimentos bilionários da Microsoft, que incorporou modelos de linguagem a seus produtos, como Bing, Edge, Microsoft 365 e Azure.
Para Musk, os incentivos de ser uma empresa com fins lucrativos podem interferir nas questões éticas que a IA cria. O TruthGPT seria, nesse sentido, uma alternativa mais transparente.
O anúncio foi feito pelo próprio Musk no programa de entrevistas de Tucker Carlson, na Fox News americana, na segunda-feira (17). Uma segunda parte do programa deve ir ao ar nesta terça (18).
Com informações: Reuters, Wall Street Journal, The Verge