Lumia 640 e 640 XL ficam de fora do Windows 10 Mobile Fall Creators Update
A Microsoft já deixou claro que seu foco não é trazer novos recursos para o Windows 10 Mobile, apenas correções de bugs e atualizações de segurança. Por isso, não é surpresa que poucos smartphones vão receber o Fall Creators Update.
A lista de dispositivos compatíveis tem duas ausências notáveis: o Lumia 640 e 640 XL. Ambos receberam o Creators Update em abril, mas deixarão de ganhar novos recursos. Eles foram lançados em 2015.
Entre os aparelhos da Microsoft, apenas o Lumia 550, 650, 950 e 950 XL serão contemplados — eles até passaram pela homologação da Anatel, porém nunca foram lançados no Brasil. A lista completa segue abaixo:
- Alcatel IDOL 4S
- Alcatel IDOL 4S Pro
- Alcatel OneTouch Fierce XL
- HP Elite x3
- Lenovo Softbank 503LV
- Microsoft Lumia 550
- Microsoft Lumia 650
- Microsoft Lumia 950/950 XL
- MouseComputer Madosma Q601
- Trinity NuAns Neo
- VAIO Phone Biz
- Wileyfox Pro
Vale notar que o Wileyfox Pro ainda não está à venda. E como esclarece a Microsoft, os dispositivos com Windows 10 Mobile que não estiverem listados acima “continuarão a receber atualizações de segurança e manutenção” até pelo menos 2018.
E quais são as novidades do Fall Creators Update para smartphones? A lista é relativamente curta:
- autenticação de dois fatores, para liberar o acesso ao smartphone com a digital e uma tag NFC, por exemplo;
- melhorias no AppLocker e VPN;
- opção de mudar a orientação da tela no Continuum para a vertical;
- novos emojis;
- correções de bugs.
Joe Belfiore, vice-presidente do Windows, disse recentemente que “criar novos recursos e hardware não é o foco” para o Windows 10 Mobile. Ele migrou para o Android “pela diversidade de apps e hardware”; Bill Gates também está na plataforma do Google.
Com informações: Microsoft, Windows Central.