Roku irá exibir publicidade em vídeo na tela inicial da sua TV
Sistema operacional da Roku já exibe publicidade estática na tela inicial e irá ampliar anúncios em vídeo; outras empresas também mostram propagandas na smart TV
Sistema operacional da Roku já exibe publicidade estática na tela inicial e irá ampliar anúncios em vídeo; outras empresas também mostram propagandas na smart TV
A gente até tenta escapar, mas cada dia que passa mais anúncios são colocados nas plataformas digitais. A bola da vez é a Roku, que incluirá publicidade em vídeo na sua TV enquanto você estiver na tela inicial.
A plataforma de smart TV da Roku já mostrava publicidade desde antes, mas apenas com anúncios de imagens (estáticos). Na divulgação de resultados financeiros aos acionistas, a companhia confirmou que passará a exibir propagandas em vídeo na tela inicial.
O CEO da Roku, Anthony Wood, afirmou que a companhia também testa outros tipos de publicidade em vídeo. Recentemente, a companhia solicitou uma patente nos Estados Unidos de um recurso que identificaria quando seu videogame está com um jogo pausado e passaria a exibir anúncios no intervalo da sua jogatina.
A companhia não revelou nenhuma data para quando os anúncios em vídeo serão adicionados na tela inicial. Até lá, fique feliz com a publicidade estática que já ocupa um pedaço da sua smart TV com Roku OS — e vamos torcer para que a publicidade em vídeo da Roku não tenha som.
A Roku oferece o seu sistema operacional tanto em seu dispositivo próprio, Roku Express, como em smart TVs. No Brasil, o Roku OS pode ser encontrado em alguns modelos de televisores inteligentes da AOC, Britânia, Philco e Semp.
A Roku não é a única companhia que tenta ampliar a exibição de anúncios na TV. Smart TVs da Samsung e LG também exibem publicidade na tela inicial, ainda que de forma estática e em tamanhos menores.
Com a exibição de anúncios, as fabricantes de TVs conectadas querem aumentar a receita. Samsung e LG também têm plataformas como Samsung TV Plus e LG Channels, com streaming de canais lineares sustentados por publicidade. Esse modelo de negócios é conhecido como FAST (Free Ad-Supported Television).
Nem só as fabricantes e donas de sistemas operacionais que querem ampliar a receita com publicidade. O YouTube está testando há um ano o recurso de Pause Ads, que mostra anúncios em vídeo enquanto seu conteúdo está pausado, mesmo em smart TVs que não utilizam o sistema operacional do Google. Esse tipo de conduta também é adotado pelo Globoplay.
Com informações: 9to5Google