Samsung pode entregar 7 anos de atualização de Android no Galaxy S24

Novo rumor afirma que fabricante sul-coreana dará mais suporte para os seus flagships; medida seria resposta da Samsung para o Google

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Galaxy S24 pode contar com atualização de sistema operacional até 2031 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung pode anunciar suporte de 7 anos de sistema operacional no Galaxy S24, cujo lançamento será nesta quarta-feira (17). Atualmente, os flagships da fabricante contam com suporte de 4 anos de atualizações de SO e 5 anos de patches de segurança. A mudança nessa política de suporte seria uma resposta da Samsung ao Google, que anunciou 7 anos de updates para o Pixel 8.

A informação sobre a nova política de suporte foi dada primeiramente pelo site Android Healines. O veículo descobriu essa mudança através de um vazamento de imagens promocionais da linha Galaxy S24. A arte informa que haverá sete anos de suporte, porém, não especifica se serão para patches de segurança ou para o sistema operacional. E existe um motivo para acreditar nisso.

Até o anúncio do Pixel 8 e seus sete anos de updates de sistema operacional, a Samsung era a fabricante de smartphones Android com o maior tempo de suporte. Os quatros anos de atualização de sistema operacional e cinco para updates de segurança foram uma boa mudança nesse segmento.

Galaxy S24 com 7 anos de update

(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Galaxy S24 Ultra será apresentado nessa quarta-feira e pode receber 7 updates de Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Caso a Samsung confirme que os novos Galaxy S24 terão 7 anos de atualização, os smartphones da marca empatarão com o Google Pixel 8 no tempo de suporte. A escolha de ampliar esse período é uma estratégia da Samsung para enfrentar o Google nos mercados em comum. Obviamente, essa rivalidade não existe no Brasil, já que os Pixels não existem por aqui.

Logo, para o público brasileiro, caso a informação seja verdadeira, isso significará apenas mais tempo vida para os seus smartphones — pelo menos na teoria. Quando os rumores dos 7 anos de update do Pixel surgiram, um ponto levantado pelos jornalistas e público é que isso não significa muita coisa.

Afinal, existe a possibilidade do smartphone estragar bem antes disso e da especificação do aparelho se tornar obsoleta para versões mais novas do sistema operacional, ainda mais com as IAs entrando no smartphones.

Por exemplo, é esperado que o Galaxy S24 Ultra tenha 12 GB de RAM. Hoje isso é topo de linha, mas em 2030 ou 2031? Será que a One UI 13 ou 14 (e os apps) já não exigirão mais memória? Será que o Snapdragon 8 Gen 3 não estará no limite dentro de cinco anos? Fica o questionamento para o futuro.

Com informações: Android Police

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados