Uber terá central telefônica para pedir corrida sem smartphone nos EUA
"Disque Uber" vai mandar carros ou agendar corridas por meio de ligações gratuitas; no Brasil, WhatsApp é alternativa para quem não tem o app
"Disque Uber" vai mandar carros ou agendar corridas por meio de ligações gratuitas; no Brasil, WhatsApp é alternativa para quem não tem o app
É bem provável que você já tenha pedido um Uber para parentes idosos ou pessoas que não têm muita familiaridade com a tecnologia. Esse parece ser um problema comum, e a empresa vai tentar resolvê-lo de uma forma bem “retrô”. Nos EUA, a companhia terá uma central telefônica para solicitar viagens.
O serviço foi apresentado nesta quarta-feira (17), durante o evento anual Go Get, em que a Uber apresenta novas ferramentas para usuários e motoristas.
Nos EUA, o número da central telefônica é 1-833-USE-UBER — ou 1-833-873-8237, usando as teclas alfanuméricas do telefone. É possível falar com um agente em inglês ou espanhol, e dá para pedir um carro imediatamente ou agendar uma corrida. A ligação é gratuita.
Por enquanto, não há previsão para o recurso chegar ao Brasil, segundo a assessoria de imprensa da Uber.
Não é primeira vez que a Uber tenta facilitar o processo, pensando em quem não está tão habituado a aplicativos.
No Brasil, desde novembro de 2022, dá para chamar um UberX ou um Uber Moto usando o WhatsApp.
Sim, o WhatsApp também é um aplicativo, mas muito mais gente sabe usá-lo do que usar o app da Uber, então essa opção faz algum sentido. Isso também ajuda quem não tem espaço no celular.
Essa forma de chamar uma corrida foi disponibilizada inicialmente em Teresina (PI), São Luís (MA), Sobral (CE) e Juazeiro do Norte (CE), ainda em fase de testes.
Ela tem algumas limitações: só funciona das 6h às 22h e as viagens precisam ser pagas em dinheiro.
Além da central telefônica, o Go Get também teve o lançamento de outras ferramentas.
Para pais de crianças pequenas, a Uber contará com a opção de carros com cadeirinhas, para garantir a segurança.
Já adolescentes de 13 a 17 anos terão um tipo especial de conta, que será conectada à de um adulto responsável.
Esses passageiros serão direcionados a motoristas com mais experiência e altas avaliações na plataforma. Além disso, os pais poderão entrar em contato com o condutor durante a corrida.
Por fim, a Uber também vai oferecer uma nova opção para viagens em grupo. Basta colocar o destino de cada pessoa e o app criará a rota mais eficiente. Além disso, cada passageiro terá uma cobrança proporcional à distância percorrida.
Todas essas novidades chegarão primeiro aos EUA. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Com informações: Uber
Leia | Como fazer uma simulação do preço do Uber? Saiba estimar o valor de uma corrida