Usuários do BeReal se revoltam contra mudanças no app

Voodoo Games comprou BeReal por 500 milhões de euros e passou a incluir anúncios no app, desagradando usuários que seguem no aplicativo

Felipe Freitas
Por
BeReal (Imagem: Josh Withers/Unsplash)
Novo dono do BeReal incluiu anúncios na plataforma, agora os usuários restantes estão irritados (Imagem: Josh Withers/Unsplash)

O BeReal, rede social que “mostra” a vida real dos usuários, está irritando o seu público — o pouco que permanece fiel ao propósito do app. O aplicativo agora exibe anúncios para os seus usuários. A decisão de incluir ads na plataforma é da Voodoo Games, que comprou o BeReal em junho por 500 milhões de euros.

Os anúncios começaram a circular na rede social neste mês de julho. Como reação, os usuários passaram a encher a página do BeReal na Play Store e App Store de reviews negativos. As reclamações também aparecem em outros lugares, como no X e no Reddit.

Um dos usuários diz que os anúncios estão aparecendo a cada vez que troca a visualização de fotos (o carrossel do BeReal parece com o Stories do Instagram). Outro critica que a decisão de incluir posts patrocinados e anúncios tira o aspecto amigável e cria outro app que quer dinheiro.

É isto, usuários do BeReal: bem-vindos a realidade, anúncios são a base de receita de quase todas as redes sociais. E receita é algo que o app nunca pareceu ter — tirando o dinheiro de investidores.

Celebrado por sua autenticidade, BeReal leva como app do ano para iPhone / Reprodução / BeReal
BeReal recebe enxurrada de críticas na App Store e Play Store após incluir anúncios entre as postagens (Imagem: Reprodução / BeReal)

Crescimento rápido e queda ainda mais veloz

O BeReal foi lançado durante a pandemia, talvez um dos piores momentos para você lançar um app com o propósito de mostrar o que a pessoa está fazendo naquele momento — provavelmente a pessoa estava em casa.

Relembrando o funcionamento da rede social: em uma determinada hora do dia, o BeReal envia uma notificação autorizando a postagem de uma foto. A imagem captura o que você vê (usando a câmera traseira) e uma selfie sua. O conceito pegou principalmente com os Gen Z, que cresceu em uma era de imagens trabalhadas e felicidade fabricada no Instagram.

Em 2022 o aplicativo estourou — até disse na retrospectiva daquele ano que, sem as tretas do X/Twitter, ele seria o protagonista de 2022. As concorrentes TikTok e Instagram viram o sucesso e passaram a criar suas versões. O TikTok desistiu do Now no ano passado e o Instagram nem fala mais disso, tem o Threads para cuidar. Como disse em outras notícias, o conceito flopou.

Uma pesquisa da Similarweb aponta que a rede social tem 16 milhões de usuários, enquanto a Apptopia joga esses número para 8,73 milhões. A Pew Research aponta que 13% dos adolescentes americanos entre 13 e 17 anos usam ou já usaram o BeReal.

No Brasil, o app aparece em 174º na lista de mais baixados na Play Store em redes sociais e 50º na App Store — na mesma categoria. Pagando 500 milhões de euros no BeReal, a Voodoo Gaming precisa recuperar o investimento. Se o público adolescente não tem renda para pagar recursos extras, a solução é mesmo jogar anúncios.

Com informações: Business Insider

Relacionados

Autor(a)

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.