Ilustração mostra a tela do WhatsApp com a opção "Bloqueio do app
Saiba como proteger o WhatsApp ativando a senha biométrica (Imagem: Vitor Padua/Tecnoblog)

Você consegue colocar senha no WhatsApp nas configurações de privacidade do aplicativo de mensagens no celular. Em seguida, é necessário acessar o menu “Bloqueio de app” e ativar o recurso para usar a senha biométrica.

O bloqueio com biometria varia conforme o sistema operacional ou marca do telefone. Os celulares Android costumam permitir colocar a impressão digital como senha, enquanto os iPhones mais recentes usam o FaceID para a autenticação com reconhecimento facial.

Veja o passo a passo para colocar senha biométrica no WhatsApp no seu celular.

Como bloquear o WhatsApp com senha biométrica no Android usando a digital

1. Acesse as configurações do WhatsApp

Abra o WhatsApp no celular Android e toque no ícone de três pontos, no canto superior da tela, para abrir um menu. Em seguida, escolha “Configurações” para ver mais opções.

2. Abra o menu “Privacidade” do WhatsApp

Toque na opção “Privacidade” para abrir um menu com outras configurações do aplicativo.

3. Selecione “Bloqueio do app” do WhatsApp

Desça a tela do menu “Privacidade” até o final e toque em “Bloqueio do app” para avançar.

4. Ative a opção “Desbloquear usando biometria”

Toque na chave seletora para ativar a opção “Desbloquear usando biometria”. Depois, toque no sensor de impressão digital do seu celular para colocar a senha de bloqueio do WhatsApp.

5. Defina o intervalo para bloqueio do WhatsApp com senha

Escolha o intervalo de tempo para bloquear o WhatsApp com senha biométrica:

  • Imediatamente: sempre solicitar a biometria ao abrir o app de mensagens;
  • Após 1 minuto: solicitar a biometria após 1 minuto de inatividade;
  • Após 30 minutos: solicitar a biometria após 30 minutos.

Como bloquear o WhatsApp com senha no iPhone usando o Face ID

1. Abra as configurações do WhatsApp no iPhone

Abra o WhatsApp no seu iPhone e toque no ícone de engrenagem, no canto inferior direito, para acessar as “Configurações” do aplicativo.

2. Toque em “Privacidade” do WhatsApp

Selecione a opção “Privacidade” para ver mais configurações do WhatsApp.

3. Selecione “Bloqueio do app” no iPhone

Toque na opção “Bloqueio do app” e acessar as opções para colocar senha para abrir o WhatsApp.

4. Ative a opção “Exigir o Face ID” do iPhone

Ative a chave da opção “Exigir o Face ID” – ou “Exigir o Touch ID”, em iPhones mais antigos – para colocar biometria no WhatsApp.

5. Escolha o tempo para o bloqueio do WhatsApp

Defina o intervalo de tempo para bloquear o acesso ao WhatsApp sem a biometria:

  • Imediatamente: sempre exigir a senha quando abrir o app;
  • Após 1 minuto: exigir a senha após 1 minuto sem usar o app;
  • Após 15 minutos: exigir a senha após 15 minutos;
  • Após 1 hora: exigir a senha após 1 hora.

O que acontece ao bloquear o WhatsApp com senha?

O recurso de bloqueio do WhatsApp usa o sensor de impressão digital do celular Android ou o FaceID do iPhone para autorizar a abertura do aplicativo. Contudo, você pode ajustar o intervalo de tempo para que o app exija a autenticação biométrica após o desbloqueio.

Vale dizer que você pode atender às chamadas do WhatsApp sem precisar desbloquear o app. Bem como, dependendo das configurações do seu telefone, você consegue responder às mensagens pela área de notificações.

Por que é importante bloquear o WhatsApp com senha biométrica?

A senha biométrica, como a impressão digital e o reconhecimento facial, é uma camada extra de segurança para proteger o WhatsApp. Diferente das senhas tradicionais, a biometria é mais difícil de ser acessada por criminosos.

Por exemplo, o recurso impede que pessoas não autorizadas usem o app de mensagem sem a biometria. Caso você perca seu celular em um lugar público, um desconhecido não poderá ver suas conversas, fotos, vídeos e outros dados privados.

Além disso, a senha biométrica atua como uma segunda etapa de segurança do celular. O WhatsApp sempre exigirá a confirmação com a biometria, mesmo que o telefone esteja desbloqueado.

Posso usar aplicativos para bloquear o WhatsApp com senha?

Dá para bloquear o WhatsApp com senha usando aplicativos e ferramentas nativas do próprio celular:

  • No Android: as marcas oferecem recursos próprios para bloquear o WhatsApp e outros apps com senha, como a Pasta Segura da Samsung, o Moto Secure da Motorola e o Bloqueio de Apps da Xiaomi;
  • No iPhone: você pode usar a função “Limite de Apps” para restringir o acesso ao WhatsApp e outros aplicativos com senha.

Importante: nunca use aplicativos de terceiros para bloquear apps, independentemente do sistema operacional ou marca do telefone. Esses softwares não oficiais podem colocar a sua privacidade e segurança do celular em risco.

É possível colocar senha em uma conversa com um contato no WhatsApp?

Você pode colocar senha e ocultar conversas do WhatsApp no celular Android ou iPhone usando o recurso “Conversas Trancadas”. Essa função permite mover os chats para uma pasta especial que só pode ser acessada com a senha biométrica do seu telefone.

Entretanto, é importante dizer que as “Conversas Trancadas” ficam ocultas apenas nos dispositivos móveis. Os bate-papos continuam visíveis ao acessar o WhatsApp Desktop em computadores Windows ou Mac e no WhatsApp Web pelo navegador.

Dá para bloquear o WhatsApp Web com senha biométrica?

É possível bloquear o WhatsApp Web com senha, mas a versão para navegadores não suporta biometria. Você deve usar uma senha tradicional com letras, números e sinais de pontuação.

Após fazer login no WhatsApp Web, acesse as “Configurações” e abra a opção “Privacidade”. Em seguida, clique em “Bloqueio de app”, marque a opção para ativar o recurso, crie uma senha e defina o tempo de intervalo para a autenticação ao acessar as conversas no PC.

É possível desbloquear o WhatsApp com a digital de outra pessoa?

Não dá para desbloquear o WhatsApp usando a biometria de outra pessoa.

Tem como remover o bloqueio com digital do WhatsApp?

Você pode tirar a digital de uma conta do WhatsApp nas configurações do aplicativo. Acesse a opção “Privacidade” e, em seguida, “Bloqueio do App”. Então, desative o recurso “Desbloquear usando biometria” (no Android) ou “Exigir o FaceID” (no iPhone).

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.