Google Lens: o que é, para que serve e como usar a ferramenta

O Google Lens gera informações sobre elementos de uma foto ou de uma imagem da galeria do celular além de traduzir textos de materiais impressos e ler QR Codes

Vitor Valeri Victor Toledo
• Atualizado hoje às 14:01

Google Lens é uma ferramenta que analisa fotos tiradas pelo celular para trazer informações sobre o que está presente na imagem. Ele é capaz de trazer informações sobre uma planta que você viu na rua, resolver um problema matemático de exercício escolar ou traduzir o texto de um manual em inglês, por exemplo.

Para utilizar o Google Lens, abra o app “Câmera” de um celular Android, selecione o ícone do Lens, aponte a câmera para o que você quer analisar e toque no botão de pesquisa.

Caso o app da câmera do celular não tenha o Lens integrado, será necessário baixar o app na Play Store. Já para usar o Google Lens no iPhone é necessário baixar o aplicativo do Google ou do Google Fotos. Confira a seguir todos os detalhes sobre o seu funcionamento e as vantagens de usar a ferramenta.

O que é o Google Lens?

O Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento de imagem desenvolvida pelo Google que utiliza inteligência artificial. O Lens é capaz de trazer informações armazenadas em sites da internet sobre objetos, textos, animais, plantas e outros elementos visuais que estão sendo exibidos em uma imagem da câmera de um celular ou tablet, além de arquivos da galeria de imagens.

Para que serve o Google Lens?

O Google Lens serve para facilicar o reconhecimento do que está ao seu redos por meio da câmera. É possível reconhecer analisar fotos tiradas pelo celular para reconhecer produtos, animais, plantas, além de traduzir textos.

A ferramenta ainda permite descobrir informações sobre pontos turísticos, curiosidades sobre locais e cidades, por exemplo. As informações sobre os elementos da imagem são obtidas na internet com algoritmos do Google.

Como usar o Google Lens?

O aplicativo Google Lens funciona de maneira integrada ao app Câmera em celulares Android, mas é possível baixar o app na Play Store.

Já para usar o Lens no iPhone, é preciso baixar o aplicativo do Google ou do Google Fotos. O funcionamento da ferramenta é igual para ambos dispositivos, já que basta tocar no ícone do Lens para pesquisar. Veja detalhes a seguir.

1. Abra o app “Câmera” de celulares Android ou utilize o app do Google

Abra o aplicativo “Câmera” do seu celular e toque no símbolo do Google Lens.

2. Selecione o tipo de detecção de imagem

Toque nas opções de tipo de detecção de imagem do Google Lens. Essa tela irá aparecer também ao usar o Lens pelo app do Google no iOS. Nela haverá três opções:

  • Traduzir: traduz textos que estão impressos em qualquer superfície ou mesmo sendo exibidos no monitor do PC.
  • Pesquisa: identifica plantas, animais, produtos de uma loja e mais.
  • Dever de casa: realiza pesquisa para explicar e solucionar problemas de matemática, história, química, biologia, física e mais.

3. Toque no botão de pesquisa

Selecione o botão de pesquisa na região inferior da tela.

Como funciona o Google Lens?

O Google Lens funciona através do uso de uma inteligência artificial criada para o reconhecimento de imagens. Para analisar e processar imagens, a IA utiliza Redes Neurais Artificiais, que trabalha com deep learning (aprendizado profundo) utilizando-se de técnicas de machine learning (aprendizado de máquina).

A inteligência artificial do Google Lens analisa imagens obtidas pela câmera do celular ou arquivos salvos na galeria de fotos do smartphone para gerar informações. Para isso, são utilizados trilhões de parâmetros que são “aprendidos” através do aprendizado de máquina que utiliza os sistemas do Google como base de dados.

Ao tirar uma foto ou utilizar uma captura de tela (print screen), o Google Lens é capaz de analisar os elementos exibidos na imagem e trazer informações sobre cada um deles. O usuário pode destacar um objeto específico na imagem para facilitar o processamento de dados.

Quais são as vantagens do Google Lens?

O Google Lens oferece vantagens como:

  • Tradução de textos: é possível traduzir textos impressos ou exibidos em um display/tela;
  • Pesquisa de informações sobre os objetos exibidos em uma cena: a partir da análise do processamento de linguagem natural, é possível pesquisar sobre um animal, uma planta, um produto de uma loja, dentre outras coisas;
  • Resolução de problemas: resolva exercícios de matemática, física, química, dentre outras matérias de exatas;
  • Explicações sobre conceitos: saiba detalhes sobre teorias de áreas como história, biologia, geografia, dentre outras;
  • Leitura QR Code: você pode escanear um QR code de uma loja, restaurante, aeroporto;
  • Pesquisa de imagens semelhantes: se você não souber o que é determinada coisa, você pode buscar por imagens semelhantes e obter informações a respeito;
  • Ser gratuito: não é preciso pagar nada para usa-lo em seu dispositivo;
  • Integração com apps: há integração do Google Lens com apps do Google e câmera de dispositivos Android.

Quais são as desvantagens do Google Lens?

O Google Lens possui algumas desvantagens:

  • Imprecisão: as vezes o Google Lens não consegue identificar os objetos exibidos nas imagens, exibindo informações sobre outras coisas;
  • Distância: se o usuário não fornecer uma imagem mais próxima do elemento que ele deseja obter informações, o Google Lens irá identificar de forma incorreta;
  • Análise de imagens muito pequenas e/ou sem definição: Se a muito pequena ou sem definição, a inteligência artificial do Google Lens poderá exibir dados incorretos;
  • Falta de privacidade: ao utilizar o Google Lens, as imagens e fotos são enviados ao Google para análise.

Qual a diferença entre Google Lens e Microsoft Lens?

O Microsoft Lens é um app feito para digitalizar documentos e imagens. Ele tem 4 modos: ações, documento, quadro de comunicações, cartão de visitas e foto. Em “ações” há opções de tabela, leitura, contato e código QR. A imagem de um texto pode ser salva em jpeg, pdf, pptx, docx (editável).

O Google Lens é um app criado para analisar imagens de fotos tiradas pelo celular do usuário ou imagens salvas na galeria do smartphone. A ferramenta consegue traduzir textos, resolver problemas de matemática e até trazer informações sobre algum objeto, por exemplo.

Qual a diferença entre Google Lens e Bixby Vision?

O Bixbi Vision é um aplicativo de realidade aumentada utilizado para identificar objetos em tempo real e fornecer informações sobre os elementos exibidos na tela. Ele é capaz de ler QR Codes, traduzir textos e reconhecer diversos tipos de objetos. Para isso, basta apontar a câmera do celular e esperar alguns segundos.

O Google Lens analisa imagens tanto da câmera quanto as salvas na galeria. Porém, o app do Google não trabalha com realidade aumentada e o usuário tem que delimitar o objeto que ele quer obter informações.

É preciso pagar para usar o Google Lens?

Não. O Google Lens é um aplicativo de uso gratuito e você pode utilizá-lo quantas vezes quiser, sem limitação alguma.

É possível usar o Google Lens em imagens da galeria ou apenas em tempo real?

É possível usar o Google Lens das duas formas. A ferramenta permite que o usuário faça pesquisas a partir de uma foto tirada no momento, ou usar imagens da galeria para fazer pesquisas. Basta selecionar a imagem diretamente do app para pesquisar.

O Google Lens é capaz de reconhecer rostos ou identificar pessoas?

O Google Lens pode reconhecer rostos, mas não é capaz de identificar pessoas por questões de privacidade. Em alguns casos você pode até conseguir que a ferramenta reconheça pessoas públicas, como celebridades, por exemplo, já que famosos têm uma grande da quantidade de fotos disponíveis na internet.

Relacionados

Escrito por

Vitor Valeri

Vitor Valeri

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.