Como funciona uma Air Fryer?

Equipamento que aquece e frita qualquer alimento de forma rápida e sem usar óleo; saiba como funciona uma Air Fryer

Wagner Pedro
• Atualizado há 1 ano e 10 meses

O mercado está repleto de modelos de Air Fryer. Apesar de existirem diversas opções, normalmente a maior diferença fica por conta da capacidade de fritar mais alimentos, já que a tecnologia por trás é basicamente a mesma em qualquer marca. Abaixo, vou te mostrar como funciona uma Air Fryer.

Na prática, o funcionamento de uma Air Fryer é bem simples: graças a um mecanismo interno, o ar dentro da fritadeira gira em alta velocidade e se agita muito rapidamente de maneira circular. Isso acaba elevando a temperatura e produzindo ar quente.

Esse mesmo ar quente atinge todas as partes do alimento colocado dentro da bandeja e, portanto, consegue formar uma crosta crocante nele, deixando-o com a aparência e gosto de frito.

Funcionamento técnico de uma Air Fryer

Dentro de uma Air Fryer, há basicamente dois componentes:

  • Bobina elétrica para fritar os alimentos;
  • Hélices para girar o ar quente dentro da bandeja.

Assim que o equipamento é ligado, a bobina elétrica, localizada na parte superior, é aquecida — um dispositivo semelhante a esse também pode ser encontrado em churrasqueiras elétricas. O componente consegue deixar a bandeja dos alimentos em temperatura elevada para aquecê-los e fritá-los. Em apenas três minutos, a temperatura interna atinge até 300 graus.

Quando isso acontece, as hélices começam a girar em alta velocidade, fazendo o ar quente circular dentro do recipiente. O formato da bandeja também favorece a circulação do ar, permitindo que ele atinja todas as partes do alimento e não deixe nenhuma área crua ou pouco frita.

Uma Air Fryer usa convecção — comum em fornos industriais — como método de cozimento. O equipamento usa a própria umidade do alimento para fritá-lo por completo, eliminando a necessidade de qualquer tipo de óleo.

Como escolher o melhor modelo de Air Fryer

O funcionamento de uma Air Fryer não muda de um modelo para o outro, mas algumas se diferem por conta das características implementadas pela marca.

Se você está em busca da sua primeira fritadeira elétrica, aconselho que fique de olho na litragem da bandeja. As mais compactas, com capacidade de cerca de 2 litros, preparam tranquilamente porções individuais. Mas se o equipamento for para uma família, é melhor optar pelos modelos de 4 ou 5 litros.

Formato da bandeja ajuda no preparo do alimento em uma Air Fryer (Imagem: Aaron Yoo/Flickr)
Bandeja de uma Air Fryer (Imagem: Aaron Yoo/Flickr)

Outro ponto que muda é o painel de controle, que pode ser manual ou digital. Isso não faz muita diferença no dia a dia, já que esse equipamento não tem menus ou funções especiais: você apenas escolhe a temperatura e o tempo de preparo.

No entanto, a potência do aparelho deve ser considerada, pois ela está ligada diretamente ao tempo de preparo dos alimentos. Fritadeiras de até 3 litros entregam, em média, 1.400 W de potência, enquanto que maiores têm acima de 1.700 W.

Também aconselho que fique atento a bandeja. Procure modelos que tenham trava de segurança ou que interrompam a circulação do ar quente quando você puxar a alça. Essa é uma função importante, especialmente para quem tem crianças em casa.

Pronto, agora você já sabe como funciona uma Air Fryer e como escolher um modelo baseado em suas necessidades.

Relacionados

Escrito por

Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.