John Wick: a sequência na ordem cronológica e melhores avaliações

Conheça ordem dos filmes de John Wick e saiba como acompanhar a franquia de filmes de ação protagonizada por Keanu Reeves

André Leonardo
• Atualizado há 3 meses

A série John Wick se tornou uma das populares franquias de filmes de ação da atualidade. Hoje, o universo conta com três filmes, além de duas sequências confirmadas e um spin-off. Pode parecer um pouco confuso começar a acompanhar os filmes agora, mas para isso a gente te mostra a ordem dos filmes e melhores avaliações de John Wick.

John Wick: a sequência na ordem cronológica
John Wick 3: Parabellum (imagem: Divulgação/ Lionsgate)

O que é

Para quem está chegando agora, John Wick é uma série de filmes de ação que tem Keanu Reeves como protagonista. O personagem é considerado o melhor assassino do mundo, em uma sociedade repleta de organizações criminosas influentes. John estava aposentado até que uma questão pessoal o faz voltar à ativa.

Os filmes ficaram bastante populares devido às cenas de ação mirabolantes e muito bem coreografadas, misturando elementos de artes marciais e uso de armas de fogo. A combinação desses elementos no cinema é conhecida como Gun Fu ou Gun Kata e foi popularizada em Hollywood pelo diretor John Woo.

A qualidade das cenas de ação em John Wick se devem muito, à direção de Chad Stahelski e David Leitch. Ambos foram dublês desde os anos de 1990, são artistas marciais, participaram de muitos projetos, como Matrix, Atômica entre outros.

Qual a ordem dos filmes de John Wick?

Apesar de a série ter três longas, a ordem cronológica dos filmes de John Wick é a mesma dos acontecimentos da história, sendo assim, é bem simples de acompanhar.

1. John Wick: De Volta ao Jogo (2014)

John Wick: a sequência na ordem cronológica
John Wick: De Volta ao Jogo (Imagem: Divulgação/Lionsgate)

O lendário assassino John Wick se aposentou para viver uma vida tranquila com sua esposa. Infelizmente sua esposa faleceu e John vive um longo processo de luto, até que um dia, o filho de um mafioso rouba o carro de John Wick e mata seu cachorro, o último presente dado por sua esposa.

O assassino abandona sua aposentadoria e parte para a vingança.

  • Nota no Metacritic : 68 (Baseada em reviews de críticos)
  • Nota no Rotten Tomatoes: 86%

2. John Wick 2: Um Novo Dia para Matar (2017)

John Wick: a sequência na ordem cronológica
John Wick 2: Um Novo Dia para Matar (Imagem: Divulgação/Lionsgate)

Após os acontecimentos do primeiro filme, John Wick tenta voltar a viver discretamente como civil, o que obviamente não dura muito tempo. Quando o gângster Santino D’Antonio vai à procura de John Wick para cobrar favores do passado.

Devido ao código da sociedade secreta dos assassinos John Wick acaba aceitando o trabalho e viaja para Roma com o objetivo de acabar com a irmã de Santino, uma líder da Camorra.

John Wick 2 apresenta mais personagens e expande o universo da série.

  • Nota no Metacritic : 75 (Baseada em reviews de críticos)
  • Nota no Rotten Tomatoes: 89%

3. John Wick 3: Parabellum (2019)

John Wick: a sequência na ordem cronológica
John Wick 3: Parabellum (Imagem: Divulgação/Lionsgate)

O terceiro filme da franquia coloca John Wick em fuga, agora perseguido pelos maiores assassinos do mundo, incluindo um clã de ninjas liderado por Zero (Mark Dacascos) e com sua cabeça valendo uma recompensa de 14 milhões de dólares.

O filme expande o universo da franquia mais uma vez ao inserir novos elementos sobre a sociedade secreta dos assassinos e apresenta cenas de ação cada vez mais ousadas e criativas.

  • Nota no Metacritic : 73 (Baseada em reviews de críticos)
  • Nota no Rotten Tomatoes: 94%

4. John Wick 4: Baby Yaga

John Wick: a sequência na ordem cronológica
John Wick 4: Baby Yaga (Imagem: Divulgação/Lionsgate)

Em John Wick 4, o lendário assassino busca sua vingança definitiva contra a Alta Cúpula. Determinado a conquistar sua liberdade, Wick enfrenta uma luta brutal contra poderosos inimigos que mobilizam mercenários e assassinos de elite para detê-lo.

  • Nota no Metacritic : 78 (Baseada em reviews de críticos)
  • Nota no Rotten Tomatoes: 89%

Spin-offs de John Wick

1. The Continental: do mundo de John Wick

John Wick: a sequência na ordem cronológica
The Continental: do mundo de John Wick (Imagem: Divulgação/Lionsgate)


Além dos filmes, o universo de John Wick se expandiu com o spin-off The Continental, lançado em 2023. A série é ambientada no icônico Hotel Continental, um santuário neutro para assassinos, onde conflitos são proibidos.

Funcionando como um prequel, The Continental explora a origem do hotel e seus personagens nos anos 70, revelando como esse refúgio de criminosos se tornou peça central no submundo do crime. A trama mergulha no passado dos donos e gestores do hotel, oferecendo uma nova perspectiva sobre as regras e segredos que moldam esse universo violento.

2. Bailarina: do universo de John Wick

O filme, que deve ser lançado em 6 de junho de 2025, também serve como um prequel que ocorre entre o terceiro e quarto filmes principais da franquia, narrando o treinamento como assassina de Eve Macarro (Ana de Armas) e sua vingança contra os assassinos de seu pai.

John Wick nos videogames

Sim, eu não poderia deixar de citar os games. A franquia John Wick também marca presença no mundo dos games, mas a abordagem aqui é um pouco diferente do que muitos podem esperar.

John Wick Hex é um jogo tático com elementos de ação, visual cartunizado, que conta uma história ambientada antes dos acontecimentos exibidos nos filmes. No jogo, John Wick deve salvar Charon e Winston, que foram capturados por Hex, o vilão da vez.

Onde assistir John Wick

John Wick: De volta ao Jogo

John Wick 2: Um Novo Dia para Matar

John Wick 3: Parabellum

The Continental: do mundo de John Wick

Com informações: Collider, IMDb, Metacritic, Rotten Tomatoes, Vulture

Relacionados

Escrito por

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.