O que é a largura de banda e como isso afeta a velocidade de uma conexão?

Conheça a definição de largura de banda (bandwidth), expressa em bits por segundo (b/s) ou hertz (Hz), e saiba como ela afeta a taxa de transmissão de dados em uma rede

Lucas Braga Ana Marques

Largura de banda (do inglês, bandwidth) é definida em informática e em telecomunicações como a capacidade de transmissão de dados de um meio, como um cabo ou um espectro de rádio. A largura de banda de uma rede costuma ser associada à velocidade da internet, apesar de não serem exatamente a mesma coisa.

A largura de banda, no contexto de conexões de rede, como internet banda larga, redes domésticas e redes empresariais, representa a velocidade de download e upload.

Saber a largura de banda de sua conexão com a internet é importante para aferir se você recebe a taxa de transferência máxima contratada com a operadora. A largura de banda de uma rede corporativa também define qual a taxa de transferência máxima na troca de arquivos, por exemplo.

Vários fatores influenciam a largura de banda, incluindo a largura do barramento utilizado (redes cabeadas ou Wi-Fi), tecnologia de transmissão e rotas utilizadas pelo provedor até o servidor acessado. Caso a largura de banda seja baixa, pior a experiência de uso, comprometendo a qualidade da navegação na web, transferências de arquivos e streaming de vídeo.

O conceito de largura de banda também é aplicado para rádio-frequências, como rádio FM, TV aberta, redes de celular e Wi-Fi. Nesse caso, a largura de banda não necessariamente diz respeito às velocidades em bits, mas sim para a frequência em hertz e a capacidade (espectro) utilizados na transmissão.

O que determina a largura de banda de uma rede?

A largura de banda de uma rede é a velocidade de transmissão de dados, seja para conexão à internet ou transferência de arquivos. As velocidades são mensuradas em megabits por segundo (Mb/s) ou gigabits por segundo (Gb/s).

É possível fazer uma analogia com estradas: uma rodovia simples possui apenas uma pista para ida e outra para a volta, permitindo menor tráfego carros ao mesmo tempo. Já uma rodovia com três pistas para cada sentido permite que mais carros circulem, o que otimiza o tempo de viagem e evita gargalos.

O mesmo acontecem em redes de computadores: quanto maior a largura de banda, mais dados conseguem ser transmitidos ao mesmo tempo, o que melhora a experiência de uso. Por esse motivo, uma rede de 100 Mb/s suporta maior tráfego de pacotes que uma conexão de 10 Mb/s, por exemplo.

Como o meio de transmissão afeta a largura de banda?

Existem vários fatores que influenciam na largura de banda de uma rede, incluindo distância, dispositivos utilizados e o meio de transmissão. Cada meio de acesso possui suas características:

  • Fibra óptica: permite as maiores velocidades de transmissão e são utilizadas tanto em redes de transporte (como cabos submarinos) como última milha, para uso residencial.
  • Cabo coaxial: amplamente utilizado como última milha para levar internet para residências e empresas, mas oferece menor largura de banda em comparação com a fibra óptica.
  • Satélites: têm a vantagem de levar conexões para locais onde não existe infraestrutura cabeada, mas possuem largura de banda limitada compartilhada entre todos os acessos. Por esse motivo, é comum encontrar planos de internet via satélite caros, com baixa velocidade e com limitação de franquia de dados.
  • Wi-Fi e redes celulares: a largura de banda de redes sem fio é mensurada em MHz (megahertz por segundo). Quanto maior o intervalo de frequência utilizado (espectro), maiores são as velocidades de acesso; consequentemente, mais pacotes e dispositivos simultâneos conseguem trafegar ao mesmo tempo.

O que é a largura de banda de um site?

Cada site tem uma largura de banda contratada, que determina a velocidade máxima disponível no servidor para atender os usuários. A largura de banda de um servidor varia de acordo com o plano contratado com a empresa de hospedagem.

Assim como as conexões de internet, a largura de banda de um site é medida em Kb/s, Mb/s e Gb/s. A baixa largura de banda de um site pode impactar negativamente na experiência do usuário visitante, incluindo demora ao carregar os dados e menor capacidade de usuários simultâneos.

O que é a largura de banda da internet?

A largura de banda da internet é a velocidade oferecida pelo plano contratado junto à operadora. A conexão com à internet pode não ser simétrica, ou seja, oferecer larguras de banda diferente para download e upload. A velocidade de internet é mensurada em Kb/s (kilobits por seguindo), Mb/s (megabits por segundo) e Gb/s (gigabits por segundo).

O que é a largura de banda da nuvem?

A largura de banda de um serviço de armazenamento na nuvem é a velocidade disponível para o usuário. Quanto maior a velocidade disponível na nuvem, menor o tempo de download e upload para o usuário. Assim como nas demais conexões à internet, a largura de banda da nuvem é medida em Kb/s (kilobits por seguindo), Mb/s (megabits por segundo) e Gb/s (gigabits por segundo).

O que é a largura de banda do canal do roteador?

A largura de banda do canal do roteador é a capacidade utilizada de espectro de radiofrequência. A tecnologia Wi-Fi tem diferentes canais, e cada canal representa um intervalo de frequência.

Quanto maior a largura de banda do Wi-Fi, maior é a velocidade entre o dispositivo e o roteador. A largura de banda Wi-Fi é medida em megahertz (MHz), e é possível escolher o melhor canal do roteador Wi-Fi para melhorar o desempenho e evitar interferências com redes de vizinhos.

Quais fatores limitam a largura de banda de uma conexão?

  • Meio de transmissão: a infraestrutura utilizada implica na capacidade máxima de tráfego de dados. Redes de fibra óptica podem atingir velocidades maiores que conexões via cabo coaxial ou satélite, por exemplo.
  • Plano contratado: ao contratar um plano de internet, a velocidade máxima de download e upload é determinada pela operadora ou Provedor de Serviços de Internet (ISP).
  • Rotas: cada operadora possui rotas próprias para o tráfego de dados, e a rota de uma operadora pode ser mais veloz que a de outra.
  • Dispositivos conectados: quanto maior o número de aparelhos conectados em uma rede, maior o tráfego simultâneo, implicando em limitações na velocidade da rede.
  • Capacidade da rede Wi-Fi: quanto menor a largura do canal do roteador, menor a velocidade máxima disponível para os dispositivos conectados.
  • Qualidade de sinal celular ou Wi-Fi: quanto mais distante do roteador ou da torre de telefonia móvel, menor a largura de banda alcançada.
  • Equipamentos: cada dispositivo possui suas particularidades em relação a capacidade de troca de dados, como versão do Wi-Fi, velocidade máxima da placa de rede e capacidade do sistema em processar os dados trafegados via rede.

Qual é a diferença entre largura de banda e velocidade de uma rede?

Não há diferença entre a largura de banda e a velocidade de uma rede sem fio, pois ambos representam a capacidade máxima de transferência de dados. No entanto, a largura de banda de uma rede pode ser diferente da velocidade da internet, que varia conforme o plano contratado e rotas utilizadas pela operadora.

Quanto maior a largura de banda, mais rápida é a conexão?

Sim. Quanto maior a largura de banda, maior a velocidade para transferência de dados. Além disso, a maior largura de banda dificulta o congestionamento na troca de pacotes, melhorando a velocidade para acessos simultâneos.

Qual é a diferença entre largura de banda e taxa de transferência?

A taxa de transferência é a velocidade de download ou upload instantânea, ou seja, de dados que estão sendo transferidos em determinado momento. Já a largura de banda representa a velocidade máxima de uma rede, isto é, a capacidade máxima de transmissão de dados em um determinado período de tempo.

Como saber a largura de banda de uma rede?

É possível executar um teste de velocidade da internet para descobrir qual a largura de banda da sua conexão de banda larga. O resultado representa a velocidade real entre o seu dispositivo e o servidor. Vários fatores podem influenciar o resultado, como meio de acesso (cabo de rede ou Wi-Fi), dispositivo utilizado e rotas utilizadas pela operadora.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.