O que é o sensor de profundidade na câmera do celular?

Smartphones com múltiplas câmeras costumavam trazer um sensor dedicado para mapear a profundidade em fotos, mas algumas fabricantes vêm abandonando esse componente

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
No Moto G200, o sensor de profundidade está na 3ª câmera (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
No Moto G200, o sensor de profundidade está na 3ª câmera (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O sensor de profundidade é responsável por determinar a distância entre as câmeras do smartphone e a pessoa ou objeto a ser fotografado. A tecnologia permite o registro preciso de imagens com fundo desfocado (efeito bokeh).

Como funciona o sensor de profundidade do celular

O sensor de profundidade ajuda a câmera principal do celular a definir a distância aproximada do assunto (pessoa, animal ou objeto no enquadramento). A tecnologia segue o princípio da visão binocular dos humanos, que se baseia nas informações capturadas pelos dois olhos para gerar a percepção de profundidade.

A câmera principal pode ser combinada com o sensor de profundidade para criar uma profundidade de campo rasa. Assim, o celular consegue deixar o assunto em primeiro plano totalmente nítido enquanto o fundo da cena fica desfocado.

Essa técnica é usada principalmente na criação de fotos com modo retrato (efeito bokeh), que destaca o assunto deixando o que estiver dentro do seu contorno nítido e mantendo o plano de fundo sem foco.

Modo retrato em aplicativo de câmera (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Modo retrato em aplicativo de câmera (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Diferente do sensor de imagem

Enquanto o sensor de profundidade mede a distância do assunto em relação à câmera, o sensor de imagem é o componente que converte a luz capturada pela lente em uma imagem digital.

Como usar a câmera de profundidade?

Celulares que têm sensor de profundidade podem tirar fotos com fundo desfocado ao ativar o modo retrato no aplicativo de câmera. O recurso funciona tanto com a câmera frontal quanto com as traseiras. Alguns aparelhos permitem ajustar o nível de desfoque, inclusive depois de a foto ser registrada.

O sensor de profundidade ainda é necessário?

Sensores de profundidade são cada vez menos usados porque o efeito de desfoque de fundo pode ser feito via software com resultados satisfatórios.

Motorola, Samsung e Xiaomi estão entre as marcas que lançaram diversos smartphones com sensor de profundidade, principalmente na categoria de celulares intermediários. Porém, todas elas estão deixando de lançar modelos com sensor de profundidade.

O Tecnoblog testou o Galaxy A54, que tem três câmeras traseiras, mas nenhuma para profundidade. O desfoque de fundo é feito via software.

Modo retrato feito com software no Galaxy A54 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Modo retrato feito com software no Galaxy A54 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em alguns celulares, o papel de sensor de profundidade pode ser feito por outra câmera, como a que traz lente ultrawide, ou por outros sensores.

Um exemplo vem da tecnologia TrueDepth, do iPhone, que utiliza sensores frontais para ajudar a câmera frontal no reconhecimento facial ou no registro de selfies. Outro é o Motorola Edge 40, lançado com câmera dupla, com a secundária funcionando para macro, ultrawide e profundidade.

Apesar da tendência de desuso, o sensor de profundidade ainda pode ser útil em celulares de entrada, cujo hardware não consegue gerar um efeito convincente de desfoque de fundo.

Nesses aparelhos, um simples sensor de profundidade com 2 megapixels pode ser suficiente para o modo retrato, embora seja prudente não esperar resultados incríveis.

Modo retrato com o sensor de profundidade do Xiaomi Poco X3 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Modo retrato com o sensor de profundidade do Xiaomi Poco X3 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Maior precisão com ToF e LiDAR

Alguns celulares sofisticados usam um sensor Time of Flight (ToF) para medir a distância do assunto. Para isso, a tecnologia emite um feixe infravermelho via laser ou LED e calcula o tempo que essa luz leva para ser refletida de volta à câmera.

Essa abordagem permite que o sensor ToF faça medições precisas, inclusive em ambientes com baixa luminosidade. A tecnologia também faz medições a longas distâncias, pode ser usada em mapeamento 3D e não sofre interferência de fatores como umidade e temperatura.

Existe um tipo de sensor ToF chamado LiDAR que é ainda mais vantajoso por fazer uma varredura do assunto usando vários feixes de laser ao mesmo tempo. Além de mais precisão, o sensor LiDAR permite mapeamentos com alta resolução, mas é mais caro do que sensores ToF convencionais.

LiDAR no iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
LiDAR no iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Sistemas LiDAR estão presentes entre as diferentes câmeras de celulares como o iPhone 14 Pro. Nele, o sensor contribui para o foco automático e tarefas de realidade aumentada.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados