O Xbox Series S foi lançado de forma simultânea ao Xbox Series X, em novembro de 2020. Ambos consoles fazem parte da nona geração de consoles, sendo o Xbox Series S, o “console de entrada” produzido pela Microsoft para a nova geração de consoles.
Embora conte com uma configuração mais modesta do que seu irmão maior e um preço mais acessível, o Xbox Séries X, consegue utilizar os principais recursos disponíveis para as novas plataformas da Microsoft.
O Xbox Séries S conta com um design mais minimalista e executa a maioria das funções Xbox Series X. Uma das características marcantes dos aparelhos é a estrutura Xbox Velocity, que garante grande velocidade de carregamento.
Essa estrutura permite o uso da função Quick Resume, que permite alternar entre vários games ao mesmo tempo, e reiniciar cada jogo exatamente do ponto onde parou.
As grandes diferenças do Xbox Series S são a ausência de um leitor de discos de Blu-Ray, pois o console é feito para reproduzir somente jogos digitais. O Xbox Series S atinge uma resolução de 1440p, podendo chegar a 4K e conta com uma unidade de armazenamento ligeiramente menor, com um SDD de 512 GB de espaço.
O console conta com a retrocompatibilidade, dessa forma é possível reproduzir jogos de toda família Xbox. Desde jogos do Xbox original, passando pelo Xbox 360 e o Xbox One.
O console conta uma funcionalidade chamada de “Entrega Inteligente”, que faz melhorias nos jogos mais antigos e promete entregar cada game com a melhor performance possível tanto no Xbox Series S, quanto no Xbox Series X.
Os jogos com a observação “Otimizado para Xbox Series X/S” contam com melhorias específicas para os novos consoles, como o aumento no número de frames, garantindo melhor performance.