Ir para o conteúdo.

Início » Segurança Serviços Web e Mídias Sociais » Twitter explica falha ocorrida no site hoje

Uma falha de segurança afetou milhões de usuários do Twitter na manhã dessa terça-feira. Você estava dormindo e não viu o acontecido? Pois bem: ao passar o cursor do mouse sobre links maliciosos que se espalharam pela timeline, o usuário automaticamente reproduzia esse tweet no seu próprio perfil na rede social, sem qualquer aviso de que isso ia acontecer.

O Twitter investigou a situação e publicou em seu blog corporativo uma explicação para o problema.

Tweet contendo o código malicioso, exibido no Echofon para Mac

De acordo com a empresa por trás da rede social, a causa da falha do Twitter hoje foi um código do tipo XSS, que fazia com que JavaScripts publicados em forma de texto no conteúdo de um tweet fossem executados pelo navegador como se fossem código legítimo do twitter.com. Na verdade, eles estavma hospedados em outro servidor.

O erro já era conhecido desde o mês passado e já havia sido corrigido, mas uma atualização feita pelo Twitter – a empresa faz questão de dizer que não tem qualquer relação com o novo Twitter.com – fez com que a brecha de segurança voltasse. E logo nessa terça-feira um engraçadinho resolveu explorá-la.

Eu juro: tuitei o link apenas para fazer essa captura de tela...

A empresa afirmar que o problema já foi solucionado, mas que alguns usuários ainda correm o risco de ver retweets estranhos na sua timeline. No entanto, não há registro de que a falha contamine o computador com algum tipo de vírus ou algo que o valha.

Receba os posts do TB por feed ou email

17268 Assinantes Assinar o feed

16 Comentários (Deixe o seu!)

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.