Início » Telecomunicações » Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

Veja a cobertura de sinal em 4G, 3G e até 2G, além de 4G+ (LTE Advanced) e 4,5G (LTE Advanced Pro), da TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel

Jean Prado Por
TB Responde

Você sabe qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil, incluindo TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel? Neste post, vamos listar as operadoras móveis que têm melhor cobertura 4G, 3G e 2G, separando pelo padrão da rede. Esse é um dos quesitos para saber qual plano de celular escolher: a qualidade do sinal. Afinal, não adianta contratar um plano baratíssimo que não pega onde você mora, né?

Qual operadora tem a melhor cobertura 4G no Brasil?

Antes de começar, vale ressaltar que a cobertura analisada é apenas para a rede 4G, ainda não para as redes 4G+ e 4,5G. Como já explicamos, o LTE Advanced (ou 4G+) é quando o celular se conecta simultaneamente a mais de uma frequência ou faixa de espectro. Na versão Pro (também conhecida como 4,5G), ele combina múltiplas faixas de frequência e usa algumas tecnologias da rede 5G, com velocidades podendo ultrapassar 1 Gb/s, dependendo da operadora.

1. TIM

A TIM é a operadora que tem a melhor cobertura 4G no país, com 3.138 municípios cobertos, o que equivale a 87,6% da população. É a 3ª no ranking de cobertura 2G e 3ª no ranking de cobertura 3G.

Veja os dados:

  • 2G: 3.529 municípios (91,7% da população);
  • 3G: 3.113 municípios (86,4% da população);
  • 4G: 3.138 municípios (87,6% da população).

A operadora também suporta a rede 4G+ (LTE Advanced), cobrindo 517 municípios, o que equivale a 35,4% da população. Ela ainda não oferece suporte ao LTE Advanced Pro.

2. Vivo

Em junho de 2017, a Vivo passou a Claro e agora ocupa o segundo lugar no ranking. A operadora cobre 2.935 municípios com 4G, o equivalente a 86,9% da população. É a 2ª no ranking de cobertura 2G e 1ª no ranking de cobertura 3G. Veja os dados:

  • 2G: 3.891 municípios (91,7% da população);
  • 3G: 4.193 municípios (93,8% da população);
  • 4G: 2.935 municípios (86,9% da população).

A operadora também suporta a rede 4G+ (LTE Advanced), cobrindo 772 municípios, o que equivale a 58,0% da população. Ela também é uma das poucas que suporta a tecnologia LTE Advanced Pro, que chega a 772 municípios, o que equivale a 58,0% da população.

3. Claro

A Claro perdeu espaço para a Vivo e agora ocupa o terceiro lugar no ranking. A operadora cobre 1.667 municípios com a faixa de 4G, o que representa 78,7% da população. É a 1ª no ranking de cobertura 2G (em porcentagem da população) e 2ª no ranking de cobertura 3G. Veja os dados:

  • 2G: 3.802 municípios (93,0% da população);
  • 3G: 3.556 municípios (92,5% da população);
  • 4G: 1.667 municípios (78,7% da população).

A operadora também suporta a rede 4G+ (LTE Advanced), cobrindo 719 municípios, o que equivale a 59,4% da população. Ela também é uma das poucas que suporta LTE Advanced Pro, chamado por ela de 4,5G. Essa tecnologia chega a 153 municípios, o que equivale a 24,0% da população.

4. Oi

Em quarto, a Oi cobre apenas 835 municípios com a rede 4G, o que representa 67,5% da população. É a 4ª no ranking de cobertura 2G e 4ª no ranking de cobertura 3G. Veja os dados:

  • 2G: 3.412 municípios (89,1% da população);
  • 3G: 1.631 municípios (75,7% da população);
  • 4G: 835 municípios (67,5% da população).

5. Nextel

A Nextel é a que tem a pior cobertura 4G, com apenas 34 municípios cobertos, representando 15,2% da população. Ela não opera somente com a rede 2G e é a 5ª no ranking de cobertura 3G.

  • 3G: 410 municípios (47,6% da população);
  • 4G: 34 municípios (15,2% da população).

Qual operadora tem a melhor cobertura 3G no Brasil?

1. Vivo

A operadora Vivo é a que tem melhor cobertura 3G no país, com 4.193 municípios cobertos (93,8% da população).

2. Claro

Em segundo lugar, a Claro chega perto em cobertura 3G. Ela tem 92,5% da população coberta em menos lugares: são 3.556 municípios atendidos.

3. TIM

Líder em 4G, a TIM fica em terceiro na cobertura 3G. Ela cobre 3.113 municípios, o que totaliza 86,4% da população.

4. Oi

A Oi fica em quarto no ranking quando se trata em cobertura 3G. Ela cobre 1.631 municípios, o que totaliza 75,7% da população.

5. Nextel

Em quinto, a Nextel cobre 410 municípios, o que totaliza 47,6% da população.

Qual ‘r o melhor plano de celular pra você?

Apesar de importante, o número de municípios cobertos não é o único fator a ser levado em consideração na hora de contratar uma operadora. Neste outro post, analisamos 60 planos de seis operadoras no Brasil, incluindo planos pré e pós-pagos, número de minutos oferecidos, franquias de internet e mais para ajudar a você saber qual é o melhor plano de celular.

Dados da Teleco. Atualizado em 14 de setembro de 2018.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Rodrigues Bezerra

Meu Claro já atingiu 170 mbs de velocidade!

Andrea

Não dá pro Brasl inteiro ir morar em centros metropolitanos, né, até pq as pessoas moram onde elas se sentem melhor e onde tiram o sustento, principalmente... Aliás, quanto mais gente socada num só lugar, mais suja e bagunçado é, imagina o rio com mais gente ainda! É mais fácil as empresas só expandirem, não é difícil...

Silas Bueno

A materia considera apenas cobertura propria, neste caso o roaming automatico da nextel com a vivo e desconsiderado tendo em vista que ocasionaria uma vantagem exclusiva para esta operadora tendo em vista que ela e a unica a usar e esse recurso.

Silas Bueno

Cara aconselho usar o site http://www.coberturacelular... e consultar qual e a melhor operadora em relação as ERB's instaladas proximo ao seu endereço.

Fernando Brasil

kkkk, A OI ja teve seus tempos de glória, agora ela é bem precario

Cley Piter

Eu já tive todas as operadoras, e resido na região metropolitana do RJ. Para mim as melhores operadoras são TIM e Nextel. Para considerarmos uma operadora Boa, regular ou ruim, são necessárias várias avaliações. A Oi tem muitas problemas na rede e atendimento precário, ou seja, o Call center tem muita gente despreparada. A Claro embora tenha melhorado sua tecnologia para 4.5G ainda precisa melhorar, embora apresente um atendimento regular. A Vivo embora tenha uma rede estável e apresente poucos problemas, deixa a desejar em atendimento, valores dos planos e principalmente solução de problemas. A operadora que jamais voltaria a ter é a Vivo, pois herdou uma carteira de clientes da antiga Telerj Celular, ou seja, começou grande e a percepção é tenho deles é: Perdemos um cliente, não faz diferença, pois ainda somos grandes. Comp a matéria fala sobre cobertura, a Vivo ainda apresenta mais estabilidade de sinal e cobertura, porém se tiver problemas, acalme o coração, tenha paciência e calma para resolver.

Max Egito Curcino

Erraram na hora que falaram a cobertura da Nextel. Poderiam fazer a observação informando para as pessoas que ela usa a rede da VIVO 3G aonde ela não tem sinal! Mesmo eu comentando agora. Na época da matéria já tinha.

Chatty Brazil
No geral, pelo que percebi, a mais equilibrada é a Vivo. Aqui no Rio, a Vivo funciona até mesmo debaixo do chão (metrô).
Alexandre F. Gomes
Oi está muito podre, ja foi boa um dia.
Marcelo
Desde quando a TIM é a primeira, uso ela a anos e é a pior rede 3g que ja usei na minha vida... Claro é outra porcaria mas ja foi melhor ... as que lideram é Vivo e Oi ...
Arnom Mota
Ahahauha pode crer cara, moro numa cidade média da baixada e o 4G da vivo bate 30 MB aqui.
glauco santos
quem manda morar na roça aqui no rio o 4 G da tim chega a 60 mb de velocidade e a vivo ja chegou a 72 Mb de velocidade kkk
César Magalhães
TIM em 1º Tão de saca. NUNCA, Moro no Paraná (Francisco Beltrão), e aqui tem a "propaganda da TIM que é bem bonita" rs rs rs, mas funcionar que é bom NADA ! Somente 3G. A Melhor aqui, de longe, é a ViVo.
Ramon Silva
As operadores foram avaliadas no quesito cobertura.
Igor Vinícius
Esses dados são disponibilizados pela anatel, tem até aplicativo que indica a localização das ERBs. No final do post o autor indicou a Teleco como fonte da reportagem.
Exibir mais comentários