Início » Celular » O que fazer quando o código do WhatsApp não chega?

O que fazer quando o código do WhatsApp não chega?

Ele é necessário para confirmar a verificar sua conta e fazer login; saiba o que fazer quando o código do WhatsApp não chega

Jean Prado Por

Acontece toda vez que você precisa fazer login na sua conta do WhatsApp: o aplicativo envia um código de seis dígitos por SMS para verificar o seu número e autorizar o acesso à conta. Mas, o que fazer quando o código do WhatsApp não chega? Saiba aqui.

O que fazer quando o código do WhatsApp não chega?

Por ser um processo que acontece por mensagem de texto, pode ser que a sua operadora não entregue a mensagem a tempo ou seu número não esteja apto a receber SMS internacional. Veja como verificar a sua conta se o código não chegar.

O que fazer quando o código do WhatsApp não chega? (Imagem: Divulgação / WhatsApp)

O que fazer quando o código do WhatsApp não chega? (Imagem: Divulgação / WhatsApp)

Cheque o seu número de telefone

Pode parecer óbvio, mas às vezes o código não chega porque você errou um ou outro dígito do seu celular. Se o chip for brasileiro, o número precisa começar com +55 (DDI do Brasil), seguido do DDD da sua região (dois dígitos) e do número de telefone.

Use a opção “Me ligue”

Se você não receber o código, aguarde até que a barra de progresso esteja completa para tentar novamente. Isso pode levar até 10 minutos. Tenha paciência e recomece.

Logo abaixo do espaço para você digitar o código de seis dígitos, existe uma opção chamada Me ligue. Por ela, o no lugar de enviar um SMS, o sistema automatizado do WhatsApp vai fazer uma ligação para o seu número e uma voz eletrônica vai informar o código de verificação. Não esqueça de anotá-lo para depois informar no aplicativo.

“Nosso sistema automatizado poderá ligar para seu número a fim de informar o código. Enquanto isso, aguarde a contagem regressiva de cinco minutos e não altere seu número. Após os cinco minutos, toque em Me ligue”, explica o suporte.

Procure um lugar com melhor recepção de sinal

Se a ligação não funcionar, pode ser que você esteja em um lugar com baixa recepção de sinal da operadora. Tente procurar um lugar com um sinal mais forte, com pelo menos duas barrinhas. Depois, toque novamente em Me ligue ou Reenviar SMS.

Procure o SMS no app de mensagens

Outra opção é que você esteve recebendo SMS por todo esse tempo, mas não recebeu a notificação. Para checar, saia do WhatsApp e entre no seu app de mensagens. Normalmente, a mensagem chega do número 290-90 (mas o remetente pode variar).

Verifique se você pode receber SMS internacional

Por algum motivo, pode ser que o seu número tenha algum bloqueio para não receber SMS internacional. Como o WhatsApp não envia o código a partir de um telefone brasileiro, é uma possibilidade que a sua operadora esteja bloqueando a mensagem. Tente confirmar com a operadora ou testar o recebimento de SMS com um amigo.

Instale o WhatsApp novamente

Pode parecer óbvio, mas às vezes a sua versão do WhatsApp está desatualizada e por isso o número pode nem ser enviado para o seu celular. Desinstalar o app e instalá-lo novamente pode ajudar até a limpar arquivos corrompidos, se não for a primeira vez que você instalou o aplicativo. Se não quer baixá-lo de novo, é possível limpar os dados de cache do app — que funciona como uma reinstalação sem arquivos antigos.

Entre em contato com o WhatsApp

Caso nenhuma alternativa tenha funcionado para verificar seu WhatsApp, talvez seja a hora de entrar em contato com o suporte. O serviço não vai enviar o código por e-mail, mas você pode pedir orientações e resolver algum problema na sua conta, caso haja algum. Basta tocar no botão de menu e depois Fale conosco ou whatsapp.com/contact.

“Por questões de segurança, nós não podemos enviar o código de confirmação por outros métodos”, diz o suporte. Ou seja, você não vai receber o código do WhatsApp por e-mail e não existe forma de burlar o código de confirmação.

O que não fazer se o código do WhatsApp não chegar

De acordo com o WhatsApp, esse código é exclusivo e muda a cada pedido de confirmação de número de celular ou aparelho. Não tente adivinhar o código do WhatsApp. Isso pode impedir temporariamente o acesso ao seu número no app.

Cheque, também, se você está usando um aparelho compatível. O WhatsApp não é compatível com iPod touch nem iPad ou tablets Android sem SIM card (chip).

Observe, ainda, se o seu celular (iPhone ou Android) não passou por jailbreak ou root.

Observações importantes

  • Se as chaves do iCloud estiverem ativadas no iPhone, e você já tiver confirmado esse número antes, a confirmação poderá acontecer automaticamente, sem o envio de um novo código por SMS;
  • Você precisa desabilitar todos os aplicativos ou configurações de bloqueio a chamadas no Android, além de “task-killers” (gerenciadores de tarefa);

Ufa, tomara que essas dicas ajudem!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Eu faço isso... só que pego chip da vivo que é 10 reais com a recarga. hahaha

Rede Fiel

no meu caso meu numero ja era eles cortaram era pre pago e eu não carregava. mas sem dor de cabeça eu prefiro gastar 15 em um chip usar o wats ate eles cancelar que da um ano a mais do que pagar mensalidade de coisa que nem uso porque eles gastam antes.

Keaton

faz tempos que eu tinha respondido isso hahaha

Rede Fiel

antigamente eu conseguia cadastrar o numero que esta em meu tel e ter a opção de outro numero te um fixo só para receber o cod porem não existe mais esta opção.

Keaton

Essa opção "me ligue" também funciona para registrar números virtuais e linhas fixas (coisa que nem é permitida pelo whatsapp.. haha)