Início » Mobile » O que é código IMEI?

O que é código IMEI?

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o IMEI é formado por quatro grupos de números; veja como descobrir

Por
08/08/2018 às 16h04
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O código IMEI é o International Mobile Equipment Identity (ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português. Um número de único e global, presente em aparelhos telefônicos como celulares. Fazendo uma analogia com automóveis, o IMEI equivale ao número de chassis de um carro e é usado como ID. 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o IMEI é formado por quatro grupos de números, apresentando a sequência parecida com: 000000-00-000000-0.

Celular / Pixabay

Por que é importante ter seu código IMEI bem guardado

A agência destaca que manter esse número em segurança é importante caso você perca seu celular ou seja roubado, e também antes de comprar um aparelho novo ou usado.

Em caso de roubo

De acordo com o Art. 4º, VII, “a” da Resolução nº 632/2014 da Anatel, se você perder seu celular ou ele for roubado, deve comunicar o incidente à prestadora (no caso a sua operadora de telefonia) e solicitar o bloqueio. Depois de se identificar, basta informar o número do telefone celular. “Não há mais necessidade de fornecer o IMEI. Além disso, quem perdeu o celular e, depois de bloqueá-lo, reencontrou o aparelho, pode fazer o desbloqueio ligando novamente para a prestadora”, explica a agência reguladora.

Vale lembrar que se você teve o celular roubado, é necessário ir até uma delegacia e registrar ocorrência. Você também pode fazer isso pela internet, se a polícia da sua região permitir o registro online em caso de furtos. Em alguns estados, o bloqueio também pode ser feito diretamente pela polícia no momento do registro da ocorrência.

Em caso de compra de celular novo ou usado (no Brasil e no exterior)

Com o IMEI em mãos, o comprador pode verificar se o número que aparece na caixa, o do adesivo e o que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Aparelhos não certificados pela Anatel, comprados no exterior ou alterados por razões diversas podem ser bloqueados ou ter impedimentos de funcionar em território nacional. Celulares piratas, não autorizados, obedecerão um calendário de bloqueio.

“Contrabandistas e falsificadores de aparelhos celulares usam números falsos ou clonados de IMEI. É muito importante que o consumidor esteja atento na hora de comprar um celular, preferindo um fornecedor confiável e sempre exigindo nota fiscal”, informa o site da Anatel.

Observação importante:

Celulares com mais de um SIM card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar os IMEIs em todos os casos explicados acima (perda, roubo e compra).

Como descobrir o número de IMEI do celular:

  1. Procurar na caixa do celular;
  2. Procurar em um adesivo atrás da bateria (em caso de traseira destacável);
  3. Procurar em um adesivo que fica na bandeja do cartão SIM;
  4. Digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar para “esse número”.

 

Mais sobre: ,