Início » Telecomunicações » Procon-SP alerta Anatel por informação errada no site Não Me Perturbe

Procon-SP alerta Anatel por informação errada no site Não Me Perturbe

Não Me Perturbe bloqueia ligações de telemarketing da Claro/NET, Nextel, Oi, e Vivo; serviço não substitui cadastro do Procon-SP

Felipe Ventura Por

O site Não Me Perturbe foi criado pelas operadoras por determinação da Anatel para bloquear ligações de telemarketing da Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A seção de perguntas frequentes dava a entender que esse serviço substituía o cadastro Não Me Ligue da Fundação Procon-SP, o que não é verdade; por isso, a agência de telecomunicações foi notificada para alterar o texto.

Não Me Perturbe

A página Perguntas Frequentes no site Não Me Perturbe dizia que não era necessário manter o cadastro no Procon-SP para bloquear ligações de telemarketing. Então, alguns consumidores do estado de São Paulo cancelaram o bloqueio no sistema do Procon-SP; ao fazer isso, eles passaram a receber chamadas não-solicitadas.

O site criado pelas operadoras dizia que “não é necessário” se cadastrar também no Procon. “O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas. Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website.”

No entanto, o Procon-SP explica em comunicado que seu bloqueio é mais amplo que o da Anatel, “abrangendo a proibição de ligações de telemarketing de qualquer segmento, como bancos, financeiras, funerárias, imobiliárias, entre outros que costumam fazer esse tipo de chamada”.

Enquanto isso, a lista da Anatel barra apenas as ligações de telemarketing das operadoras de telefonia, TV por assinatura e internet. Guilherme Farid, Chefe de gabinete do Procon, diz à Folha: “não faz sentido o consumidor sair de uma lista que que bloqueia tudo para trocar ela por um bloqueio de apenas três serviços”.

Não Me Perturbe é atualizado após notificação do Procon

Após a notificação do Procon, o site Não Me Perturbe foi atualizado com o seguinte texto:

Me cadastrei no website, preciso me cadastrar também no PROCON?

Se o seu interesse for bloquear apenas as ligações das Prestadoras de Telecomunicações participantes, não é necessário. O bloqueio solicitado pelo website é nacional e considerado pelas Prestadoras de Telecomunicações para a restrição de chamadas de Telemarketing.

Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, valerá para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website, e também para bloqueio de chamadas de outros setores. O cadastro no Procon vale apenas para seu estado/município.

O site também explica que, se você já solicitou o bloqueio através do Procon, isso deve barrar o telemarketing das operadoras, portanto não é necessário se cadastrar no Não Me Perturbe. “Os números de telefone cadastrados diretamente nos PROCONs regionais já são considerados bloqueados para receber chamadas de todas as Prestadoras participantes”, diz o FAQ.

O Não Me Perturbe é um cadastro nacional que recebeu mais de 1,2 milhão de solicitações de bloqueio. Enquanto isso, a lista do Procon-SP começou em 2009 e possui 2,1 milhões de consumidores registrados; ela vale apenas para pessoas em São Paulo. Os cadastros das operadoras e do Procon são independentes, e seus dados não são compartilhados entre um e outro.

Você pode fazer o cadastro no Não Me Perturbe em naomeperturbe.com.br; e no Procon-SP (se for de São Paulo) em www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef.

Com informações: Procon-SP, Folha de S. Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith

Que zona. Por que não fazem um cadastro único e realmente efetivo que bloqueie todo esse incômodo a nível nacional?

raphaela1

Dá para monitorar todos os passos dentro de um app ou site, e as empresas aplicam o que chamam de remarketing, acontece muito com carrinho de compra em ecommerce

Cristhian Guedes

rapaz, eu tive problemas com uma universidade...
No site dizia, "preencha o cadastro para maiores informações", mas assim que vc aperta enviar, dá uma mensagem que ok, sua matrícula foi efetuada com sucesso...
No outro dia vem o atendente ligando pra confirmar a matrícula, a unidade, o valor da mensalidade, etc...
Os caras são osso, se vc se embanana e diz que sim, tu tá ferrado...

Caleb Enyawbruce

Eita pega

Eduardo Braga

Cadê o Procon do RJ pra fazer um igual do SP?

Robert Rey

Acredita que eu nunca recebi nenhuma ligação de banco? Somente na hora que eu preciso ligar pra resolver alguma coisa é que tentam me empurrar uma porrada de coisas. Mas ser incomodado por eles, nunca fui. E olha que tenho conta em 5 bancos.

Robert Rey

Você está desatualizado, seu design mudou já tem mais de 2 anos.

Alisson Santos

Meu sonho é que o banco central crie um cadastro desse tipo para os bancos. Dia desses estava eu mexendo no aplicativo do banco, entrei na opção de seguros só pra ver e logo fechei. No dia seguinte o banco me ligou e o atendente disse com todas as letras que havia um registro de interesse meu por seguros e passou horas tentando me empurrar um. Foi aí que eu percebi que os bancos monitoram o que a gente faz no aplicativo.