Como fazer pagamento pelo WhatsApp? Entenda como funciona o Meta Pay

Pagamentos no WhatsApp são habilitados por meio da plataforma Meta Pay; saiba como enviar e receber dinheiro pelo mensageiro

Ana Marques
• Atualizado há 2 semanas

Para fazer ou receber pagamentos pelo WhatsApp, é necessário ter um cartão de uma instituição financeira parceira cadastrado no Meta Pay ou adicionar parceiros de pagamentos de terceiros, respectivamente. Ambos os procedimentos precisam ser feitos pelo celular.

Os Pagamentos do WhatsApp estão disponíveis no Brasil, mas são válidos apenas em compras de produtos ou serviços de empresas. Não é mais possível fazer transferências pessoais via mensageiro, seja para Pessoas Físicas (PF) ou contas cadastradas no WhatsApp Business.

A seguir, o Tecnoblog explica o passo a passo para enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp, além de mostrar, em detalhes, como funciona o WhatsApp Pay.

Como pagar pelo WhatsApp Pay

Ao enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp pela primeira vez, será necessário cadastrar um cartão de débito, crédito ou pré-pago, como mostram os passos abaixo. Depois disso, bastará selecionar a opção de Pagamentos e definir a quantia para realizar a transação.

Importante mencionar que você poderá fazer pagamentos via WhatsApp Pay somente para empresas comerciais com produtos ou serviços catalogados.

1. Abra o app do WhatsApp e entre na seção “Pagamentos”

Se essa é a primeira vez que você usa os Pagamentos do WhatsApp, será necessário configurar um meio de pagamento. No iPhone, abra o WhatsApp, vá em “Configurações” e entre em “Pagamentos”. Já no Android, inicie o WhatsApp, toque no menu de três pontos e escolha “Pagamentos”.

Caso o método de pagamento já esteja configurado, pule para o Passo 4.

2. Crie um PIN para pagamentos seguros via WhatsApp

Toque em “Continuar”, e aperte novamente em “Continuar” na tela seguinte. Depois, crie um pin de seis dígitos para proteger seus pagamentos no WhatsApp. Também será possível habilitar biometria para aumentar a proteção.

3. Insira dados pessoais e informações de um cartão válido

Preencha os campos com seu nome completo, CPF e CEP, e toque em “Avançar”. Em seguida, insira os dados de um cartão cartão válido e toque novamente em “Avançar”. Depois, será preciso validar o cartão (pelo aplicativo do seu banco ou por e-mail). Ao receber o código e concluir a verificação, toque em “Continuar”.

4. Acesse um chat com uma conta comercial do WhatsApp

Feito o cadastro do cartão, acesse um bate-papo com uma conta empresarial para realizar um pagamento referente a um produto ou serviço.

5. Entre na lista de produtos e serviços da conta empresarial

Toque no nome do contato na página da conversa, e acesse a lista de produtos ou serviços oferecidos.

6. Envie o seu pedido com produtos ou serviços desejados

Adicione unidades do produto ou serviço desejado e toque em “Mostrar pedido”. Em seguida, revise sua solicitação e vá na opção “Enviar pedido”.

7. Finalize a compra com um dos Pagamentos do WhatsApp

Assim que a empresa aceitar o pedido, toque no card “Escolher forma de pagamento”. Na tela seguinte, você poderá selecionar um dos cartões cadastrados para confirmar a compra, ou tocar em “Mostrar instruções de pagamento” e seguir as orientações para finalizar a aquisição por outros métodos como Pix.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp

Para receber pagamentos de serviços ou produtos, você precisa configurar um meio de pagamento na guia “Cobranças”, nas configurações do WhatsApp Business. É possível cadastrar um parceiro de pagamentos para aceitar cartões de crédito e débito, ou informar uma chave Pix.

Importante mencionar que apenas contas empresariais com serviços ou produtos catalogados podem receber dinheiro no WhatsApp, já que a Meta descontinuou a transferência para amigos e familiares no mercado brasileiro.

Como funcionam os pagamentos por WhatsApp

O WhatsApp funciona como um intermediário, permitindo que você pague por produtos ou serviços catalogados de empresas através do Meta Pay, o sistema de pagamentos desenvolvido pela Meta. Para usar a plataforma, é necessário cadastrar suas informações pessoais e financeiras no app.

Além disso, o WhatsApp reforça que não transfere, processa ou armazena nenhuma quantia referente aos pagamentos feitos na plataforma. As operações são realizadas pelos parceiros financeiros.

A vantagem de usar o WhatsApp Pagamentos é não precisar sair do mensageiro para efetuar ou receber uma transação comercial. Tudo ocorre dentro do aplicativo para smartphones Android ou iPhone (iOS), com exceção de transferências via Pix.

No momento, é possível usar os Pagamentos do WhatsApp para enviar transferências a empresas que têm conta no WhatsApp no Brasil, Índia e Singapura. E na Índia, o recurso de pagamentos do mensageiro também permite transferências entre amigos e familiares.

Quem pode enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?

Usuários com mais de 18 anos, que possuam um cartão de débito, pré-pago ou cartão múltiplo com a função débito ativa emitido por um banco parceiro. As instituições e bandeiras compatíveis com o Meta Pay são:

  • Banco BRB: cartão de débito Mastercard
  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • BTG+: Mastercard
  • Caixa: cartão de débito virtual Visa (disponível para quem tem conta na Caixa)
  • Itaú: cartões de débito Mastercard e Visa
  • Mercado Pago: Visa
  • Neon: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Santander: Mastercard e Visa
  • Sicoob: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Posso usar cartão de crédito para fazer pagamentos no WhatsApp?

Sim, desde que a empresa tenha configurado um parceiro de pagamentos para receber transferências de cartões de crédito e débito. Caso a conta comercial só tenha disponibilizado a chave Pix para recebimentos, você terá que efetuar o pagamento via Pix.

Posso fazer pagamentos via Pix no WhatsApp?

O WhatsApp começou a liberar a integração com Pix para perfis empresariais em junho de 2024. Tais contas podem cadastrar a chave Pix para que clientes vejam essa informação ao tentar realizar um pagamento. Entretanto, a transação não ocorre no WhatsApp, mas sim no app de banco do usuário.

Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?

Você pode encontrar o termo “FBPAY*WA” associado às transações realizadas por meio do WhatsApp Pagamentos.

“FB Pay” vem de Facebook Pay, o nome original do sistema de pagamentos usado pelo WhatsApp que agora é chamado de Meta Pay.

Posso enviar dinheiro em uma conversa em grupo no WhatsApp?

Não. Para pagar por produtos ou serviços de empresas, você deve realizar a transferência no chat privado com a conta comercial, ao tocar na mensagem para visualizar a cobrança.

Qual é o limite para pagamentos por WhatsApp?

A Meta não impõe limites para pagamentos a empresas inscritas no WhatsApp Business. Contudo, seu banco pode estabelecer limites para transações diárias, mensais ou períodos do dia (diurno e noturno). Caso tenha problemas, vale entrar em contato com sua instituição financeira.

O WhatsApp cobra taxas para permitir o envio ou recebimento de dinheiro?

Não. O WhatsApp não cobra taxas pela transferência de dinheiro para empresas na plataforma. Porém, a operação não está imune a eventuais taxas de cheque especial cobradas pelo banco. Além disso, a transação utiliza internet, o que pode acarretar em taxas junto à operadora de telefonia caso você precise usar dados móveis.

Posso mudar a forma de pagamento no WhatsApp Pay?

Sim. Basta acessar a tela inicial do WhatsApp, tocar em “Configurações” e acessar a opção “Pagamentos”. Em seguida, você terá acesso aos cartões disponíveis para uso na seção “Formas de pagamento” e, caso queira, poderá remover um cartão cadastrado no WhatsApp Pay.

Posso fazer ou receber pagamentos no WhatsApp pelo PC?

Não. O WhatsApp Pagamentos é uma das funções do WhatsApp exclusiva para aplicativos de celular (Android ou iOS). Não é possível usar o WhatsApp Web ou Desktop para realizar transações com o Meta Pay.

Como ver os pagamentos que fiz no WhatsApp?

Para acessar seu histórico de transações no WhatsApp, basta ir à tela inicial do WhatsApp, tocar em “Configurações” e, depois, entrar em “Pagamentos”.

As transações realizadas recentemente aparecerão na seção “Histórico” e você pode tocar em “Mostrar tudo” para ver o relatório completo.

Pagamento pelo WhatsApp cai na hora?

Sim, mas apenas se quem for receber tiver um cartão de débito cadastrado no Meta Pay e vinculado à conta do WhatsApp. Caso contrário, será necessário fazer esse cadastro tocando em “Aceitar Pagamento”, na conversa com o remetente.

A empresa dá o prazo de até 48 horas para que um usuário aceite o pagamento no WhatsApp. Após esse período, o valor retornará para quem fez o envio.

Posso estornar pagamentos pelo WhatsApp?

As instituições financeiras são responsáveis pela liberação de estorno de transações feitas via WhatsApp Pagamentos. Os Termos de Serviço do WhatsApp Pay dizem o seguinte:

As transações de pagamentos são finais. Ao enviar um pagamento pelo serviço de Pagamentos, ele se torna definitivo. O WhatsApp não tem controle sobre o pagamento e, portanto, não pode fornecer reembolsos nem facilitar estornos.

Se o pagamento ainda não foi efetivado (quando o destinatário ainda não aceitou o pagamento), é possível solicitar o cancelamento da transação pelo WhatsApp. Basta acessar o card com o pagamento enviado e tocar em “Cancelar pagamento”.

Caso você não identifique uma transação exibida no seu histórico, é possível contestar a operação. Basta tocar sobre o card com os dados de pagamento e acessar a seção “Ajuda”. Depois, toque em “Fazer pergunta ao Suporte do WhatsApp”, na parte inferior da tela.

Posso proteger as transações feitas por WhatsApp?

Sim. Os recursos nativos para aumentar a segurança dos pagamentos no WhatsApp fornecem uma camada de proteção importante: você deve configurar um PIN para enviar dinheiro e optar por autorizar as transações via biometria, impedindo que terceiros consigam fazer transações caso tenham acesso ao seu celular.

Além disso, outras dicas de segurança para WhatsApp ajudam a manter a sua conta longe de golpes.

Relacionados

Escrito por

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.