Correios lançam edital para instalar lockers de entrega em SP e RJ
Depois de instalar Locker no Distrito Federal, Correios querem expandir serviço para São Paulo e Rio de Janeiro
Depois de instalar Locker no Distrito Federal, Correios querem expandir serviço para São Paulo e Rio de Janeiro
Depois de estrear o primeiro Locker, agora vem a fase de expansão da iniciativa. Nesta semana, os Correios lançaram um edital para credenciamento de fornecedores para esse serviço. O plano é instalar os próximos armários inteligentes nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
O primeiro Locker dos Correios foi instalado em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, no final de outubro. O armário tem 40 gavetas de tamanhos variados e permite que o usuário retire ali itens comprados pela internet.
Para tanto, basta ao consumidor consultar no aplicativo ou site dos Correios o CEP do armário inteligente mais próximo e inserir essa informação no endereço de entrega ao realizar a compra, junto ao seu número de CPF / CNPJ.
A compra será entregue no Locker. Na sequência, os Correios enviarão um SMS com instruções para a retirada, incluindo um código que deverá ser digitado na tela do armário para abertura da gaveta. O pacote deve ser retirado em até três dias corridos. O serviço não gera custo adicional para o usuário.
Um serviço como esse é útil para consumidores que moram em locais com restrição de entrega por parte dos Correios ou que gostariam de retirar a compra perto do seu local de trabalho, por exemplo.
De acordo com os Correios, o Locker instalado em Paranoá atende a cerca de 6 mil famílias da região. A próxima unidade será inaugurada neste mês de novembro no Rio de Janeiro.
Mas a empresa pretende expandir ainda mais o serviço. Para a próxima fase, os Correios querem que os armários inteligentes sejam instalados em shoppings, estações do metrô, rodoviárias e outros lugares com grande movimento de pessoas nas mencionadas capitais.
Para tanto, os Correios lançaram o edital para credenciamento de empresas interessadas em fornecer os armários. As empresas credenciadas também deverão fornecer toda a infraestrutura necessária para a operação do equipamento, incluindo espaço físico, energia elétrica, limpeza e manutenção.
Após a expansão do Locker pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os Correios pretendem, a partir de 2021, instalar os armários em todo o Brasil.