Anatel vai apurar rompimento de fibra e garante: usuários serão ressarcidos
A tarde de ontem foi conturbada para quem vive no sul do Brasil e gosta de acessar a internet ou fazer ligações no celular: um triplo rompimento de fibra óptica afetou usuários das operadoras TIM, GVT e Vivo nos três estados da região. Pouco depois das 20h do mesmo dia a Anatel emitiu uma nota com mais detalhes do rompimento e o que pretende fazer sobre ele.
Segundo informações da agência, a queda dos serviços começou às 13h e só começaram a voltar ao normal por volta das 16:30. As redes das seguintes operadoras foram afetadas: Vivo/Telefônica, NET, GVT/Geodex, Tim, Intelig, Oi, Eletronet, Global Crossing/Level 3, Claro e Embratel. O problema aconteceu na altura do quilômetro 66 da BR-116, entre as cidades de Quatro Barras e Campina Grande do Sul no Paraná.
Normalmente um rompimento de fibra óptica é um dos fatores que não são controlados pelas operadoras e por isso é amplamente usado como desculpa por todas elas quando a internet não está funcionando. Ainda assim, a Anatel afirma que “os usuários prejudicados serão ressarcidos pelo tempo em que foram privados dos serviços nos termos da regulamentação” e também diz que abrirá um procedimento administrativo para apurar as responsabilidades, além de aplicar sanções cabíveis.
Para aqueles usuários que ainda tiverem alguma dúvida, a agência recomenda que você bata um papo com os representantes dela por meio dos vários canais de atendimento disponíveis.