A Anatel divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos consumidores de serviços de telecomunicações para o período de 2019. Em nível nacional, a Claro liderou a satisfação geral tanto na telefonia pós-paga como pré-paga, enquanto a Oi obteve os piores resultados.
As notas vão de 0 a 10, e são divididas entre a categoria pós-paga e pré-paga. Das grandes operadoras, a Claro foi a empresa que obteve a melhor colocação em todas as categorias, enquanto a Oi só não ficou no último lugar nos rankings de funcionamento pré-pago, atendimento pré-pago e recarga.
A pesquisa fez mais de 20 perguntas para 89 mil consumidores em todos os estados brasileiros. As entrevistas foram realizadas por telefone pelo Ibope Inteligência entre julho e novembro de 2019.
Os resultados da pesquisa estão disponíveis na plataforma de dados da Anatel. Por lá, é possível filtrar as notas por estado, para saber qual a melhor operadora em cada região.
Um bom exemplo: enquanto a TIM aparece em 5º lugar nacional em satisfação no pré-pago, a operadora está posicionada em 1º lugar no estado do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a operadora italiana ficou na última colocação, atrás de Algar, Claro, Vivo e Oi.
Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.