Google está testando rodar ChromeOS em smartphones Android
Em uma demonstração fechada, Google teria apresentado ChromeOS no Pixel 8. Produto pode concorrer com Samsung DeX e Motorola Ready For.
Em uma demonstração fechada, Google teria apresentado ChromeOS no Pixel 8. Produto pode concorrer com Samsung DeX e Motorola Ready For.
O Google estaria preparando um método para rodar o ChromeOS, sistema operacional dos Chromebooks, em smartphones Android conectados a um monitor externo. O projeto teria sido apresentado a fabricantes em um evento fechado. Por enquanto, não se sabe qual será a aplicação prática.
As informações foram obtidas pelo site Android Authority. Segundo a publicação, o Google usou uma build especial do Chromium OS (versão de código aberto do ChromeOS), identificada pelo codinome interno “ferrochrome”. A compilação foi executada pelo Android Virtualization Framework, que permite rodar códigos mais instáveis com segurança.
Ainda de acordo com a reportagem, a demonstração foi feita usando um Pixel 8 conectado a um monitor externo (o aparelho ganhou suporte a este tipo de conexão em uma atualização recente).
De acordo com as fontes ouvidas pelo Android Authority, o Google não revelou nenhum plano comercial para usar o “ferrochrome” ou outra implementação do tipo.
Seja como for, a ideia de conectar o celular a um monitor e usá-lo como computador não é nova. A Samsung já faz isso há anos com o DeX, e a Motorola criou o Ready For para a linha Edge.
Se este for o caminho do Google para a linha Pixel, pode ser um concorrente interessante para quem procura este tipo de flexibilidade. Outro cenário seria a empresa fornecer as ferramentas para as fabricantes implementarem este recurso.
Ao longo dos anos, Android e ChromeOS, os dois sistemas desenvolvidos pelo Google, foram se aproximando. O Chromebook consegue controlar várias configurações do smartphone e até mesmo rodar apps de Android, por exemplo.
A integração do Android com o Windows também melhorou. Com o programa Vincular ao Celular, dá para receber mensagens, chamadas e notificações do smartphone no Android, bem como acessar às fotos do aparelho, entre outras vantagens.
Com informações: Android Authority
Leia | Como baixar e configurar o BlueStacks [Emulador de Android]