Google adiciona widgets ao Wear OS para smartwatches
No início serão seis widgets, com promessa de entregar outros no futuro próximo
No início serão seis widgets, com promessa de entregar outros no futuro próximo
Poucos dias antes do Google I/O, principal evento do gigante das buscas para desenvolvedores, o Wear OS recebe uma novidade que pode dar mais praticidade na entrega de informações no smartwatch: widgets. Eles funcionam com um grupo de seis tipos de dados que podem ser alternados com o passar do dedo de um lado para o outro da pequena tela.
Em anúncio feito hoje (1), o Google mostrou algo que é semelhante aos widgets que existem no Android quase que desde sempre. A ideia é de oferecer informações importantes de forma mais simples e rápida para quem prefere utilizar o smartwatch para isso. Serão seis widgets, contendo o objetivo do exercício físico atual, próximo compromisso da agenda, previsão do tempo, batimentos cardíacos, principais notícias e um timer.
Todos eles exibem o mínimo possível de informações para aquele momento, como a temperatura atual e a das próximas três horas, o título da principal notícia do momento ou até como estão os batimentos cardíacos, junto de um gráfico das últimas duas horas.
Será possível trocar a ordem de exibição dos widgets para deixar os principais na frente, mas não é possível eliminar ou adicionar manualmente outros. O Google ainda afirma que alguns widgets podem não aparecer em alguns aparelhos, como pode ser o caso do batimento cardíaco que não será exibido em relógios sem o sensor.
De acordo com a nota oficial, os widgets serão entregues para todos os usuários do Wear OS (antigo Android Wear) no mês que vem. Widgets extras serão adicionados num futuro próximo, mas que já podem ser avistados no vídeo abaixo – nele há widgets para o Google Pay e até para o Spotify.
Com informações: Google.
Leia | Como colocar widgets na tela inicial do iPhone ou iPad