Microsoft Bing com ChatGPT integrado começa a aparecer para alguns usuários
Três usuários do Twitter compartilharam capturas de tela do "novo Bing", que usa inteligência artificial para fazer buscas e dar respostas
Três usuários do Twitter compartilharam capturas de tela do "novo Bing", que usa inteligência artificial para fazer buscas e dar respostas
A ferramenta de geração de textos ChatGPT tem criado muita expectativa para usos mais práticos do que meras conversas. Uma das aplicações possíveis é como buscador, e este futuro parece não estar muito distante. Para alguns usuários, o ChatGPT apareceu integrado ao Bing, da Microsoft.
A novidade foi vista e descrita pelo designer Owen Yin. Em seu Twitter e em um post no Medium, ele compartilhou imagens e GIFs de como a ferramenta funciona.
No chamado “novo Bing”, a barra de buscas agora tem espaço para perguntas em linguagem natural, isto é, como você escreveria se estivesse conversando com uma pessoa.
Bing's ChatGPT integration just appeared for me. Replaces the search bar with a composer for natural-language questions pic.twitter.com/NxZ0k9O92C
— Owen Yin (@Owen_Yin) February 3, 2023
Ao enviar a pergunta, os resultados de busca aparecem normalmente, mas há uma aba “Chat”, que permite fazer perguntas para o ChatGPT.
Segundo Yin, ao fazer usar a ferramenta, a inteligência artificial interpreta a pergunta do usuário e faz diversas pesquisas relacionadas ao pedido. Os resultados são compilados e entregues como um texto coeso (ou quase isso).
You still get your traditional search results but there's a new tab to start a chat pic.twitter.com/ugeYMCNG1c
— Owen Yin (@Owen_Yin) February 3, 2023
O Bing também vai destacar frases e citar a fonte das informações, bem como colocar links para que você possa verificar se a inteligência artificial não errou na hora de escrever.
Como deu para perceber até agora, o ChatGPT e outras IAs do tipo não são muito precisos com informações factuais.
O próprio buscador faz um alerta: “O Bing é alimentado por IA, então surpresas e erros são possíveis. Confira as informações e compartilhe seu feedback para que nós possamos aprender e melhorar.”
O site The Verge conversou com Yin para entender melhor como ele chegou ao novo Bing.
O designer disse que o buscador é sua página inicial no Edge, e que ele não precisou fazer nada para ativar os novos recursos — eles só apareceram. Depois de alguns minutos, porém, a interface voltou ao normal.
Como nota a reportagem, outros dois usuários do Twitter compartilharam capturas de tela que mostram o Bing com o ChatGPT integrado. Um deles é de Bangladesh. O outro, da Indonésia.
This morning I was experiencing the CHAT feature of Microsoft Bing search and then a few moments later disappeared it. pic.twitter.com/kSA7RMPmLy
— Nazmul hossain (@Nazmul60863192) February 3, 2023
Ada yang sempet nyoba chat bing?👀 pic.twitter.com/D38ztsTtZb
— Rexamir D. Xavier👉👌 (@Rexamir_) February 3, 2023
O Verge procurou a Microsoft para saber mais sobre a novidade. A empresa se recusou a comentar se as imagens são verdadeiras.
A integração não chega a ser uma surpresa. No começo de 2023, os planos da Microsoft para integrar o ChatGPT ao Bing foram revelados por uma reportagem do site The Information.
Há algumas semanas, a Microsoft anunciou que estenderá sua parceria com a OpenAI. Antes, ela já havia feito investimentos na desenvolvedora do ChatGPT, em 2019 e 2021.
Outros produtos da Microsoft já ganharam “superpoderes” de inteligência artificial.
O Microsoft Teams Premium usa o GPT-3.5 da OpenAI para criar anotações das reuniões, tarefas recomendadas e destaques personalizados. O GPT-3.5 serve de base para o ChatGPT.
Já o Microsoft Viva Sales usa o GPT para gerar sugestões de conteúdo para e-mails adequadas para diversas situações, como responder a pedidos ou criar propostas.
O programa usa informações relevantes que estão no sistema, como preços, prazos e promoções.