Como resgatar o FGTS de saque-aniversário e extraordinário
Aplicativo do FGTS oferece opção para configurar uma conta de banco e habilitar Saque-Aniversário; Saque-Extraordinário pode ser retirado pelo Caixa Tem
Além do Saque-Rescisão, os trabalhadores também podem optar por outras opções para retirar o dinheiro de contas ativas do FGTS. É o caso do Saque-Aniversário, que oferece parcelas anuais do saldo, ou do Saque-Extraordinário, liberado a partir de decisões do governo. Descubra, a seguir, como fazer o resgate pelas duas modalidades pelo app do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Todas as opções relacionadas ao fundo de garantia estão disponíveis no aplicativo FGTS, que podem ser baixados gratuitamente no seu celular ou tablet:
- Android: play.google.com;
- iOS (iPhone e iPad): apps.apple.com.
Através do app, você poderá tanto configurar as modalidades de saque quanto verificar o saldo FGTS.
A seguir, descubra como ativar o Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Como fazer o saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo
A contratação do Saque-Aniversário é realizada pelo aplicativo para celulares. Primeiro, é preciso cadastrar uma conta bancária para receber as transferências:
- Abra o aplicativo do FGTS no seu celular;
- Acesse a sua conta ou, se for o primeiro acesso, realize o cadastro;
- Vá em “Meus saques” e role a página até o final;
- Toque em “Minha conta bancária”;
- Pressione o botão “Cadastrar conta bancária”;
- Realize o cadastro da sua conta;
- Confirme os seus dados e toque em “Continuar”.
Agora você já possui uma conta bancária configurada no seu FGTS. Depois, é só configurar o saque anual:
- Vá em “Meus Saques” novamente;
- Toque em “Modalidade Saque-Aniversário”;
- Aperte no botão “Alterar sistemática saque FGTS” e confirme a solicitação.
Quando o saque-aniversário cai na conta?
Após a contratação, o dinheiro será depositado anualmente na conta do banco cadastrada no mês de aniversário do cidadão enquanto houver saldo disponível.
Peguemos o meu caso como exemplo. Após ativar a modalidade pelo app FGTS, recebi os pagamentos das parcelas anuais exatamente no dia do meu aniversário.
Como simular o valor do próximo saque-aniversário?
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), será depositado uma parte do somatório dos saldos de contas ativas do FGTS vinculadas ao cadastro do trabalhador.
Para fazer a simulação do valor a ser transferido, realize o seguinte passo a passo:
- Acesse a aba “Meus Saques”;
- Toque em “Modalidade Saque-Aniversário”;
- Pressione o link “Simular o valor do Saque-Aniversário”.
A previsão do saldo a ser liberado será exibida na tela logo em seguida.
Como funciona e como sacar o FGTS extraordinário ou emergencial
Além do Saque-Aniversário, os trabalhadores com carteira assinada podem fazer a transferência através do FGTS para contas de outras instituições financeiras ou da Caixa pelo Saque Extraordinário.
Esta modalidade transfere o dinheiro diretamente para uma conta da Caixa da mesma titularidade ou para o Caixa Tem, caso o cidadão tenha saldo disponível em uma conta ativa do FGTS.
No segundo caso, para ter acesso ao dinheiro, é só fazer o download do app Caixa Tem e criar um cadastro no aplicativo. Em seguida, você pode fazer um Pix para levar o Saque Emergencial para outra conta de banco ou usá-lo pela própria poupança social da Caixa.
Mas esta alternativa de saque não é recorrente. Isto porque a modalidade só é liberada em ocasiões especiais decretadas pelo governo, como aconteceu em 2020, 2021 e 2022.
Segundo a Caixa, “não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque-Aniversário, por exemplo”.
O aplicativo para Android e iOS tem uma opção para verificar o saldo do FGTS. Através dele, você poderá consultar o saldo das contas ativas, além do extrato, que inclui as informações de entrada, saída e rendimento, por exemplo.
A Caixa subtrai o valor que será transferido do saldo total do FGTS com antecedência. Este mecanismo ajuda a impedir que o valor seja subtraído antes da liberação prevista. Mas fique tranquilo: a quantia agendada será levada para a sua conta no banco ou Caixa Tem de acordo com o cronograma de cada modalidade de saque.