Windows

Windows é uma família de sistemas operacionais produzidos pela Microsoft. O Windows 1.0 foi liberado em 20 de novembro de 1985. Na época não possuía menu Iniciar e rodava sobre o MS-DOS. Hoje é o sistema operacional mais popular do mundo. Em fevereiro de 2012 estava presente em mais de 90% dos PCs do Brasil de acordo com o StatCounter. Leia sobre Windows 7 e Windows 8.

Diversos adiamentos fizeram com que o seu ciclo de vida durasse quase 13 anos, mas o fim sempre chega: hoje, 8 de abril de 2014, a Microsoft deixa oficialmente de dar suporte ao Windows XP, assim como ao Office 2003. Esta versão se junta, portanto, ao hall de produtos que se destacaram na história da Microsoft, ao lado de nomes como Windows 3.1 e Windows 95.

Bill Gates no lançamento do Windows XP em outubro de 2001

Bill Gates no lançamento do Windows XP em outubro de 2001

Leia mais

windows_car_thumb

A Microsoft domina o segmento de desktops e laptops, vem fazendo um bom trabalho com games graças à linha Xbox e está se esforçando para conquistar seu smartphone e seu tablet. Mas Satya Nadella e sua turma querem mais: na BUILD 2014, a companhia apresentou um projeto que visa levar o Windows para o painel dos carros. Leia mais

windows-phone-8-1

Durante mais uma edição da Build, conferência anual da Microsoft voltada para desenvolvedores, a empresa apresentou oficialmente o Windows Phone 8.1. O aumento tímido no número da versão pode dar a entender o contrário, mas há inúmeras novidades: em vários pontos, podemos considerar esta uma mudança ainda maior que na época da transição do Windows Phone 7.5 para o 8.0.

Entre as novidades do Windows Phone 8.1, temos uma assistente pessoal, uma central de notificações, mais opções para personalizar a interface e novas funcionalidades que certamente serão muito úteis no dia a dia. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a próxima grande atualização da plataforma móvel da Microsoft.

Leia mais

windows-menu-iniciar-novo

O menu Iniciar não morreu! Ou melhor, morreu, mas foi ressuscitado hoje pela Microsoft. A empresa revelou uma nova versão do menu Iniciar que funciona como um híbrido entre o menu Iniciar do Windows 7 e a tela inicial do Windows 8. Do lado esquerdo ficam os aplicativos em formato de lista, enquanto o lado direito mostra Live Tiles.

Leia mais

windows_store_thumb

Além de revelar novidades do Windows e Windows Phone, a Microsoft realizou nesta quarta-feira (2) um anúncio muito importante para os desenvolvedores, mas que afetará diretamente os usuários das duas plataformas: com os aplicativos universais para Windows, será possível executar o mesmo aplicativo no smartphone, no tablet e no desktop, com interfaces adaptadas para cada tipo de tela.

Leia mais

thumb-windows-8-ballmer

Quando alguém é contratado por uma empresa, espera-se que essa pessoa não fique divulgando informações que ainda não foram reveladas publicamente. Dada a quantidade de vazamentos que vemos todos os dias, podemos perceber que essa regra básica não funciona muito bem. Mas um ex-funcionário da Microsoft sofreu as consequências: Alex Kibkalo, que trabalhava como arquiteto de software, foi preso nesta quarta-feira (19) após ser acusado de vazar segredos do Windows 8 em meados de 2012.

Leia mais

thumb-onenote-mac

O OneNote, aplicativo de anotações da Microsoft, ganhou nesta segunda-feira (17) uma versão para OS X com as principais funcionalidades das outras plataformas, incluindo a sincronização de notas com o OneDrive. A versão para a área de trabalho clássica do Windows, que antes fazia parte do pacote Office, passou a estar disponível gratuitamente para todos os usuários.

Leia mais

firefox_windows_8_thumb

A Mozilla planejava lançar uma versão do Firefox com interface adaptada para o Windows 8 desde o início de 2012, meses antes do lançamento mundial do sistema operacional. A nova interface estava em testes há meses, mas nunca havia chegado a uma versão estável do Firefox. E ela não deve chegar tão cedo: a Mozilla desistiu do projeto, porque quase ninguém dava bola para a interface Metro.

Leia mais

thumb-metrotwit

O MetroTwit, um dos melhores (e mais bonitos) clientes de Twitter para Windows, não será mais distribuído oficialmente. Ele é mais uma vítima do limite de usuários que o Twitter impôs a clientes de terceiros em agosto de 2012. As novas regras da API já causaram problemas para outros aplicativos bem sucedidos, como o Falcon Pro e o Tweetro.

Leia mais

thumb-windows-xp-sp3

Lançado em outubro de 2001, é hora do velho Windows XP finalmente se aposentar. Quem acompanha o noticiário de tecnologia sabe que o suporte será encerrado no dia 8 de abril; após esta data, o Windows XP não receberá mais atualizações de segurança, o que inclusive poderá colocar em risco boa parte dos caixas eletrônicos do mundo. Mas como ficam as pessoas que ainda não estão sabendo disso? Elas serão avisadas em breve, assim:

Leia mais