Início » Web » Como usar o WhatsApp no PC

Como usar o WhatsApp no PC

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Com mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo e centenas de milhões no Brasil, o WhatsApp nos permite conversar com qualquer pessoa que tenha número de celular, de qualquer lugar conectado. Inclusive é possível também usar o WhatsApp no PC.

Aposto que você passa horas do seu dia no WhatsApp ― e muitas delas são por real necessidade. Mas às vezes não é cômodo ficar sempre no celular, e é bom ter acesso aos seus chats no computador com mouse de teclado. Antes do WhatsApp ter uma versão baseada na web, nenhuma alternativa funcionava muito bem. Vamos às dicas.

whatsapp no pc

WhatsApp no PC (Web)

Existem requisitos para a utilização do WhatsApp Web no seu PC. Nesta página, o WhatsApp detalha o processo de ativação específico para todas as plataformas que são suportadas. Na maioria dos dispositivos móveis, basta ir em Menu > WhatsApp Web.

Screen Shot 2016-04-10 at 22.29.08

Depois, é só clicar no botão (+) que a câmera do celular será aberta e entrar em web.whatsapp.com em um dos navegadores suportados. Apontar a câmera do smartphone para a tela, de modo que seja possível escanear o código (QR Code) e conectar os dois aparelhos (celular e PC) por pareamento.

Como usar o WhatsApp no PC

  1. Abra o WhatsApp Dekstop ou visite web.whatsapp.com no navegador;
  2. Escaneie o código QR exibido na tela do seu computador;
    Para fazer isso, abra o WhatsApp em seu celular:
    Android: na aba de Conversas > Menu > WhatsApp Web.
    iPhone: vá até Ajustes > WhatsApp Web.
    Windows Phone: vá até Menu > WhatsApp Web.
  3. Lido o código QR, você verá uma tela que é o espelhamento do WhatsApp no PC.

É importante frisar que o WhatsApp Web só funciona com os seguintes navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera Browser, Safari ou Microsoft Edge. No entanto, o WhatsApp recomenda a utilização do Chrome, Firefox ou Opera para o envio de mensagens de voz e a captura de fotos direto no navegador por compatibilidade.

Como o WhatsApp no PC funciona?

A interface do WhatsApp no PC não é uma versão separada do seu celular. O serviço define o recurso como uma “extensão da sua conta do WhatsApp para o computador” e o seu dispositivo móvel precisa estar com uma boa conexão e não pode estar sem bateria. Caso haja algum problema com o seu celular, o WhatsApp Web não vai mais funcionar no computador mesmo que os dois dispositivos estejam pareados.

whatsapp-web-chats

Aliás, é recomendável que você use o WhatsApp Web no computador apenas em conexões Wi-Fi, já que dados são gastos para sincronizar o conteúdo do seu celular com o computador, o que é feito praticamente a cada segundo (ou sempre que recebe ou envia algo no aplicativo do WhatsApp).

É preciso enxergar o WhatsApp Web como uma medida paliativa. Suas mensagens ainda não são sincronizadas na nuvem ou no servidor do WhatsApp, como acontece com o Telegram, então a dependência do celular ainda é total. Pelo menos você não precisa mais digitar ou enviar tudo por ele.

Afinal, o WhatsApp Web sempre vai refletir as informações que estão no seu celular. Não se trata de outra conta. É basicamente o que está no seu celular, só que espelhado e acessível no PC. Tanto que qualquer mensagem enviada vai aparecer também no seu celular. Bom, pelo menos funciona.

BetterChat for WhatsApp (OS X)

Se você não consegue se organizar com uma aba do WhatsApp no computador, ou quer soluções mais nativas, existem opções. Para o OS X, encontrei o BetterChat for WhatsApp, que está disponível por US$ 1 na Mac App Store e faz basicamente a mesma coisa que o WhatsApp Web.

screen800x500

Por que ele é melhor? Eu vejo o BetterChat for WhatsApp como uma alternativa interessante porque ele é, de fato, um aplicativo nativo para OS X, que funciona principalmente por cima da página do WhatsApp Web. No entanto, ele é capaz de pegar algumas informações e espelhar no OS X.

Por exemplo, as notificações se mesclam com as nativas da plataforma, então é possível responder qualquer mensagem diretamente da notificação. Além disso, quando você tem novas mensagens, elas aparecem com aquela bolha vermelha na sua dock, facilitando a organização com outros aplicativos de mensagem.

screen800x500-2

Você ainda tem acesso a algumas configurações, como atalho para esconder/mostrar o aplicativo, personalizar os alertas, alterar o wallpaper ou o tamanho da fonte e até ativar um simpático modo noturno, que deixa tudo em tons de preto em contraste com o branco comum do WhatsApp Web.

Além do BetterChat for WhatsApp, o OS X conta com outras alternativas muito parecidas para usar o WhatsApp no Mac, como o App for WhatsApp (US$ 1,99), DesktopApp for WhatsApp (grátis), ChitChat (grátis) ou o WhatsApp for Desktop (grátis), que está mais detalhado logo abaixo.

WhatsApp for Desktop (Windows/OS X/Linux)

Para Windows, também há uma alternativa parecida. Apresento-lhes o WhatsApp for Desktop, que também funciona com OS X e Linux. Ele também finge ser um navegador para usar o WhatsApp Web, mas traz as mesmas regalias que um aplicativo para desktop. E o melhor: é de graça!

whatsapp-desktop

Como na versão web, ele permite enviar fotos, vídeos, localizações e mensagens de voz. No Windows e OS X, o número de mensagens aparece na dock ou barra de tarefas, além de ter um ícone por lá para fácil acesso. O software também pode ser configurado para iniciar junto com o sistema. Em todas as plataformas, o WhatsApp Desktop oferece notificações nativas na tela.

Pelos meus testes, parece uma alternativa bem legal. O ícone não é parecido com o do WhatsApp por questões legais (o que pode deixar muita gente chateada), mas… funciona. Para baixar, basta clicar na sua plataforma (download direto): Windows (28,1 MB), OS X (36,6 MB) e Linux (32 bits, 38,3 MB)/Linux (64 bits, 36,5 MB).

Se você for um desenvolvedor, saiba que o WhatsApp for Desktop é um projeto de código aberto e tem sua página no GitHub. Por lá, você tem acesso a todos os arquivos, notas de lançamento e documentações da ferramenta, além de instruções para instalar num servidor. Vale conferir.

Alternativas para usar o WhatsApp no PC

Também possível emular o aplicativo do WhatsApp no computador com emuladores de Android como o BlueStacks ou extensões para o Chrome, mas o processo é meio incerto. O aplicativo pode parar de operar, apresentar instabilidades ou não funcionar como deveria. Por enquanto, a melhor maneira ainda é depender da alternativa oficial do WhatsApp (e suas variações e updates).