Início » Internet » Google tem a compra da AdMob autorizada

Google tem a compra da AdMob autorizada

Avatar Por
9 anos e meio atrás

A compra da AdMob pelo Google, que era para ter sido efetivada em novembro de 2009, está desde então parada à espera da aprovação da Comissão Federal de Comércio americana (FTC). Ou melhor, estava, pois nesta sexta-feira (21) a comissão decidiu por unanimidade (5 votos a 0) que a aquisição seria permitida.

O motivo da relutância da FTC foi o temor de que o Google criasse um monopólio unindo sua já bem-sucedida plataforma de publicidade online em computadores regulares à plataforma líder do mercado de publicidade em smartphones, a AdMob.

“Apesar da combinação dos dois líderes em redes de propaganda ter levantado sérios debates de questões antitruste, as preocupações da agência foram no fim eclipsadas pelos recentes desenvolvimentos no mercado,” disse a FTC.

Trocando em miúdos, a FTC resolveu liberar a aquisição da AdMob porque viu a Apple se preparando para entrar de cabeça na publicidade móvel (com os iAds e a aquisição da Quattro Wireless) e não queria deixar a empresa de Cupertino ser a única grande player nesse mercado. “A Apple está preparada para se tornar uma forte competidora no mercado de publicidade móvel,” disse a comissão.

Agora com carta branca, o Google afirmou que fechará enfim o negócio com a AdMob dentro das próximas semanas. [The Wall Street Journal Marketwatch]

Mais sobre: , , , ,