Transferências via Pix têm falhas para alguns clientes no lançamento
Pix está disponível para todos; transferência não funciona em alguns casos para clientes do Nubank, PicPay, Itaú, Caixa e mais bancos
Pix está disponível para todos; transferência não funciona em alguns casos para clientes do Nubank, PicPay, Itaú, Caixa e mais bancos
O Pix foi liberado para todo mundo nesta segunda-feira (16), e há diversos relatos de que ele funcionou como esperado: o dinheiro caiu na conta de destino em questão de segundos, mesmo sendo de um banco para outro. No entanto, encontramos alguns casos em que a transferência não funcionou, envolvendo Nubank, PicPay, Itaú, Caixa, Bradesco, entre outros bancos.
O DownDetector não aponta instabilidade nos principais bancos; lembre que, em outubro, algumas instituições ficaram fora do ar no mesmo dia em que foi liberado o cadastro de chaves do Pix. E, no Twitter, há diversos relatos de transferências bem-sucedidas e rápidas, além de elogios ao Pix como uma solução moderna.
Por isso, os problemas que encontramos parecem ser pontuais. O Banco Central fez uma fase de testes entre 3 e 15 de novembro justamente para que bancos e fintechs pudessem se adaptar antes do lançamento geral, o que parece ter funcionado — na maioria dos casos.
No Itaú, o app pode mostrar o erro “transação não concluída, algo deu errado, tente novamente”. Há outros possíveis problemas: “ele diz que a transação deu certo, mas não sai dinheiro da conta, não sai da lista que precisa de autorização, não chega o dinheiro em local nenhum”, relata um cliente no Twitter.
A Caixa pode exibir o erro “sistema temporariamente indisponível”; ou, segundo um usuário, rejeitar a transferência feita via Pix mas descontar o valor da conta, sem estorná-lo de forma imediata.
O app do Nubank pode exibir a mensagem “Opa, isso não deu certo! Tivemos uma falha de comunicação” ao cadastrar uma chave do Pix ou ao realizar uma transferência. No Next, do Bradesco, a transferência pelo Pix talvez pare na tela de confirmação.
O Bradesco também enfrenta alguns problemas de conexão: “transação cancelada; não se preocupe, o valor não foi debitado da sua conta”. Uma cliente afirma que tentou fazer a transferência cinco vezes e não conseguiu. No Banco do Brasil, você pode se deparar com o alerta “algo deu errado, tente novamente mais tarde”.
Há também relatos envolvendo o Santander, Inter e PicPay, de transações malsucedidas ou que demoram demais para serem confirmadas. No caso do Neon, ainda nem há a opção de fazer Pix: “estamos iniciando a implementação por aqui, e logo chegará novidades no app pra você”, avisa o banco em sua conta oficial no Twitter.
Você teve algum problema em fazer um Pix?