Pra quem duvidava do potencial do MeeGo, ainda mais pelas últimas notícias sobre a Nokia e a Fundação Symbian, pode começar a respirar aliviado: a AMD anunciou durante a Meego Conference 2010 que se uniu ao projeto. A notícia é particularmente interessante pois o MeeGo era inicialmente uma junção de projetos da Nokia e da Intel, essa última concorrente da AMD.

Pela união dos seus desenvolvedores....


Segundo Ben Bar-Haim, porta-voz da AMD, a empresa irá “prover conhecimento e expertise em engenharia para estabelecer as fundações técnicas da próxima geração de plataformas móveis e dispositivos embarcados” e completa: “MeeGo representa um empolgante sistema operacional de código aberto para celulares e esperamos que com o tempo ele seja adotado por empresas criadoras de equipamentos”.

Agora é esperar pra ver. Estamos falando de um sistema operacional baseado em Linux e com contribuições pesadas de dois grandes nomes, um na na área de processadores e um na área de celulares. Depois de todas as críticas ao Symbian, será o MeeGo aquele que recolocará a Nokia de volta ao topo?

Com informações: The H Open

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fredson Sousa
Pelo que ando lendo o Symbian ficara nos Smartphones de entrada da marca e o MeeGo nos Top de Linha. Mais isso não será problema para os desenvolvedores de apps porque a Nokia adotou o Qt no Symbian e já é padrão no MeeGo e tanto apps para Symbian quanto para MeeGo serão compatíveis. Agora é só esperar por uma Ovi Store mais decente.
JoseRenan
A união faz a força, é o que dizem pelo menos..
Renyer
Boa, AMD!
Kadu
Pois é. As vezes me parece que a Nokia gosta de complicar as coisas...
Guilherme Mac
Mas o MeeGo já tem em PT-BR :P O Maemo não tinha oficialmente pela Nokia, mas tinha nos repositórios. Não sei pq simplesmente não reconheceram como oficial e colocaram no sistema dos aparelhos Nokia =_=
kylefurtado
Será que agora vai? (Digo... em portugues brasileiro pelo menos...)
Bruno Gall
Apoio o MeeGo, mas com Symbian no meio fico meio preocupado xD
Alexandre
A pergunta que nao quer calar: -Megoo? ou MeeDon'tgoo? Eis a questao (e o symbiam no meio, auhaiuahih)
Igor
Só uma correção! De acordo com os números oficiais de mercado, a Nokia nunca saiu do topo. (Embora, muita gente insista em pensar o contrário).
@eubrunno
fica claro que a briga do momento é ARM vs x86 , não adianta intel e AMD duelarem por um espaço que vem sendo sistematicamente ameaçado por uma nova arquitetura. O interessante é a manutenção da arquitetura x86 como predominante e ai sim disputar o mercado da mesma. Meego x86 para tablets e celulares vem para concorrer com os ARMS que estão ganhando essa disputa e já ameaçando o mercado DESKTOP basta ver a chegada dos novos SMARTBOOKS. Tbm não me surpreenderia ver um Smartphone NOKIA com Chip x86 (BOBCAT ATOM KILLER?) isso resolveria o problema da falta de aplicativos disponíveis para os SMARTPHONES NOKIA, já que é bem mais fácil desenvolver para x86 linux GTK+ (biblioteca utilizada pelo MEEGO)
Raphael
Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta! Vai Planeta! :s
Raphael Oliveira
Isso é muito bom. Até o presente momento o MeeGo tem se restringido a rodar nos processadores Atom da Intel (netbooks), sendo ainda um sistema bem fechado. Isso vai ajudar bastante na evolução do MeeGo. É uma ótima notícia. Essa parceria vai ampliar grandemente o número de plataformas suportadas pelo MeeGo.
Wilson
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Leonardo Santos
Essa fotinho ai ficou feia hein auhhauuhauha