Início » Brasil » Google Brasil perde presidente para o Facebook

Google Brasil perde presidente para o Facebook

Avatar Por

O apetite voraz do Facebook afetou diretamente o Google Brasil. Não, o buscador ainda não perdeu sua posição de site mais visitado do país para a rede social. No entanto, perdeu um executivo de grande importância. Alexandre Hohagen, que presidiu o Google brasileiro por anos a fio (e atualmente servia como presidente interino da divisão brasileira), vai assumir as vendas do Facebook na América Latina.

Executivo com um histórico invejável, Hohagen trabalhou em empresas como o banco ABN Amro, o portal UOL e a cadeia de canais HBO Brasil. Ele havia sido promovido a vice-presidente para América Latina em janeiro, mas ficou pouco tempo na nova cadeira.

O Google enviou um comunicado no qual agradece “por sua contribuição em estabelecer a nossa estrutura local de vendas”. Essa é a mesma tarefa que Hohagen vai assumir como vice-presidente de vendas para a América Latina do Google Facebook. E será um trabalho árduo: atrair marcas locais e globais para que gastem seu rico dinheirinho nos países classe média da América.

Zuckerberg mandou entregar várias dessas na residência de Alexandre Hohagen

Eu fico imaginando qual não deve ter sido o cheque assinado por Mark Zuckerberg para fazer um executivo do Google trocar o buscador pela rede social. Em branco, talvez?

Com informações: InfoWester, Época Negócios.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Bemfica
E oportunidades de crescimento, também. Mesmo que ele tivesse recebido uma contraproposta da Google que valesse mais a pena, e resolvesse ficar por lá, as outras empresas do ramo com certeza pensariam "se até o Facebook quer esse cara no quadro de funcionários, é porque ele é bom mesmo". Ou seja: mesmo que tenha ido pro Facebook, talvez alguma outra empresa, daqui a algum tempo, resolva fazer uma proposta ainda melhor para que ele deixe o Facebook.
Gabriel Bemfica
Isso significa que você não entende nada de mídias sociais, minha filha. Já ouviu falar em networking? Ajuda da Comunidade? Conhece o LinkedIn? Redes sociais são a tendência do futuro, todas as empresas estão se voltando para isso, pela praticidade (um funcionário que atende um cliente em 20 minutos no call center atende vários em 5 minutos pelo Twitter) e pela relevância (o principal uso de um computador, no âmbito pessoal, é o lazer, ninguém fica fazendo buscas no google só para se divertir - o que dá uma vantagem imensa a redes como Twitter e Facebook). Além disso, quando se reclama de uma empresa na internet, aonde você reclama, principalmente? Redes sociais. Ou você vai jogar no Google "A TIM tem um serviço ruim", esperando que isso vá significar algo para a operadora?
Gabriel Bemfica
Na verdade, a Google e o Facebook são concorrentes ferrenhos. Não pelo orkut (afinal, o único país onde ele é expressivo é o Brasil - até os indianos, que tavam tomando conta quando os americanos começaram a sair, resolveram que o Facebook era mais prático), mas pela questão de aumentar o tempo de acesso (quanto mais tempo o usuário fica no site, mais páginas daquele site ele visita, e mais publicidade pode ser exibida), quanto, principalmente, pelo problema da fuga de cérebros. Atualmente, 10% dos funcionários do Facebook são ex funcionários da Google. O que significa: se um cara desses apresenta uma ideia boa, é uma ideia boa a menos que ele gerou pra Google. E aí o pessoal de Mountain View se ferra.
Gustavo Rodrigues
Isso pode ter certeza. Além do alto salário, ele deve ter recebido muitos beníficios extras.
osteitces
e não é muita imaturidade supor que daqui alguns passos é só inserir um campinho de busca sutil pra que todo mundo comesse a usar um Google(busca) do facebook... ;-)
Alexandre
se a peteca nao cair,o facebook tem condicoes de chegar proximo ao google em faturamento lucro rentabilidade etc..
Art
Facebook cresce sem parar. Agora colocam um cara com ampla experiência na diretoria para América Latina. Tá claro que o Facebook tá armando uma artilharia pesada para expandir sua atuação na AL, em especificamente no Brasil. Não duvido que em uns 2 anos o Face fique mais popular que o Orkut por aqui. Quem tem conta no Face já vê claramente uma grande movimentação nos últimos meses de amigos que começamram a utiliza-lo, não se limitando a jogar os Cityville da vida, mas tbm postando fotos, adicionando outros colegas, compartilhando links, etc. etc., algo que há um ano atrás não era tão frequente. Se cuide Google, a investida do Zuckerberg é pesada!
Hernani
O crescimento do Facebook é notório, deve não só ter recebido uma boa proposta em termos e valores, mas aposto que PL, porcentagem sobre fatramentos, coisas do tipo devem ter sido oferecidas
Ramon Melo
E tanta gente querendo uma vaguinha na Google Brasil... =/
Priscila
só dinheiro mesmo,para trocar algo útil por algo como uma rede social, que só serve de propaganda pessoal ou empresarial.
Daniel Drumond
Já eu colocaria noves no lugar dos zeros, ; ).
Caio Furtado
Porra Google!
Gustavo Rodrigues
Cara o homem já tava podre de rico, cheio de sucesso, e agora larga a Google pra ir pro Facebook, deve ter ganho um sálario realmente gordo. Sem contar que isso é um sinal de que a Google deve começar a abrir os olhos com o Facebook, porque eles tão começando a querer dominar o mundo também em, o.O... Bom, brincadeiras a parte, está sem dúvida foi uma bela aquisição da Facebook, pois Hohagen é realmente um profissional ultra competênte, é só olharmos para seu currículo.
Gabriel Silva
Cheque em branco? Nossa, colocaria tantos zeros que nem saberia como se chamava aquele número... Algo como 200000000000000000000000000000000. :P
@AntonioVeras
É o Cavalo de Troia do Google. Assim como o Cavalo de Troia da Microsoft.
Exibir mais comentários