Início » Aplicativos e Software » Silverlight 5 está confirmado para os próximos meses

Silverlight 5 está confirmado para os próximos meses

Tecnologia não vai concorrer com o Adobe Flash.

Avatar Por

Quem achava que o Silverlight havia desaparecido da face da Terra pode tirar seu cavalinho da chuva. O Silverlight 5 Beta está previsto para ser liberado para o pessoal de desenvolvimento na próxima semana, durante o evento MIX, que é bancado pela Microsoft. Se tudo der certo, a nova versão do plugin deve ficar pronta até o fim do ano (isso se não acontecer um Efeito Firefox 4).

Por enquanto, as previsões de lançamento da empresa estão sendo cumpridas. O Silverlight 5 promete ter nada menos que 40 novos recursos, que representam 70% das demandas feitas por programadores que trabalham com a tecnologia Silverlight. Como de costume, a Microsoft tenta aproximar a comunidade de seus produtos, uma iniciativa que normalmente dá bons frutos.

A próxima geração da tecnologia — bem como do plugin, que está disponível para Windows e Mac OS — demonstra claramente uma mudança de filosofia da empresa. Podemos esperar do Silverlight 5 não um concorrente do Adobe Flash, como ele era colocado no começo, mas sim uma tecnologia que permite construir diversos aplicativos. Sai o conteúdo multimídia, como áudio e vídeo, e entra algo bem mais lucrativo: entregar TI baseada nos preceitos da cloud computing.

Embora o Silverlight seja um produto importante para a Microsoft, a empresa não pretende garantir o seu desenvolvimento em detrimento do HTML5, que pode ser amplamente encontrado no Internet Explorer 9. As duas tecnologias devem ter caráter complementar.

Com informações: All About Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

emer
Vc bebeu né...
Emer
Verdade Silverlight é pra desenvolver aplicativos, não animações, joguinhos, pra isso tem o flash. Aqui desenvolvemos um sistema para administrar o active directory para que os usuarios finais possam criar seus proprios usuarios, bancos de dados e etc sem ter nenhum conhecimento avançado. E a produtividade, uma maravilha, MVVM...
Rafael The Mist
Boa! hehe.
Rodrigo
Somos dois. Como eu não pretendo ter um Windows Phone nem me trancar na plataforma MS, pra mim não faz diferença se foi ressucitado do além :-)
Kyle
Acho que o Flash se provou superior afinal... MORTE AO SILVERLIGHT!
Kadu
O Flash está em desuso (aliás, dizem, mas eu ainda não vejo isso) como plugin de multimídia para web, que é exatamente o ramo em que o Silverlight não vai concorrer com ele.
Caio Furtado
HAHAHAHAHAHA ACHO PALHA!
@cobalto
De nada.
@andradevini
Até hoje, não sei pra que serve o Silverlight. Não vi aplicações rodando ele
@juniorconte
Soco em ponta de faca! Se apostar no flash já não faz tanto sentido, imagine no silverlight. Aos MS Fanboys de plantão que me desculpem, mas o Silverlight é tão relevante quanto o http://nerdson.com/blog/libbozo-01/ Quando ouvi comentários que da MS estaria focando o dev do Silverlight em libs voltadas ao HTML5 e Standards, pensei "até que enfim sacaram de WEB". Agora, criar um concorrente "sim concorrente" para a Flash Platform "que já é uma tecnologia em desuso" e ainda por cima chamar isso de inovação... francamente. E se você ainda acha que Silvelight voltado a dev de apps merece um UAUUU!, você não tem idéia do que é a Flash platform e seus derivados, como Flex e Air, que já estão estourando no mercado a pelo menos 4 anos.
Zhu Sha Zang
O único problema, a meu ver, é essa tecnologia não rodar nos navegadores do linux/freebsd ainda. Tem um site na empresa onde minha esposa trabalha que simplemente só funciona no windows. Truculenta essa tecnologia.
Thássius Veloso
Esse texto serve justamente para "contar pra eles". E obrigado pelo seu comentário explicando que o Silverlight deixou de ser concorrente do Flash desde a sua segunda versão.
vinicius
Ponto para a Microsoft, que está se focando no que sabe fazer melhor: Software, embora seja muito boa em hardware também(estou falando no que ela faz melhor, não que ela seja melhor)! Eu vi um post hoje dizendo que a microsoft pretende levar o desenvolvimento de aplicações com base no Silverlight para o Xbox (jogar angry birds com Kinect ia ser massa), parece que ela vai anunciar na MIX conference 2011, para levar os aplicativos do WP7 para o XBOX, coisa do tipo, e faria semelhante ao que a Apple fez no Mac com a mac app store, e uma nova interface de aplicativo seria usada no Windows para aplicações, se eu não me engano, appx... Isso é um rumor, mas se for verdade será ótimo! Acho ótimo a Microsoft tornando seus produtos (Xbox, Zune, WP7) mais próximos e fazer eles interagirem entre si!
@cobalto
"Hey, o produto X já não é mais parecido com o Y!" "Os usuários médios não sabem disso." "Vamos contar pra eles?" "Não, deixa quieto. Fala que saiu mais uma versão e tá de boa"
@Cobalto
Sim, o desenvolvimento para WP7 é todo baseado em silverlight :) E sim, as versões 3 e 4 vieram para dar um UP total no desenvolviemtento. Hoje em dia já existem sistemas inteiros feitos com ele :)
Exibir mais comentários