Os curiosos ou que já tiveram ao menos um pingo de vaidade já realizaram o que é chamado em inglês de “vanity search“, uma busca pelo próprio nome na web para ver as páginas de resultado que retornam. Dessa forma é possível ver o que as pessoas dizem sobre você na web ou quais páginas estão associadas ao seu nome. O Google sabe que muita gente faz disso e resolveu automatizar esse processo com a ferramenta Me on the Web.

Liberada ontem no Google Dashboard, a ferramenta permite que usuários com contas do Google criem alertas e recebam avisos por e-mail quando o nome, endereço de e-mail ou outras informações forem publicadas na web. Não é exatamente algo novo, visto que o Google Alerts já é uma ferramenta conhecida e usada bastante ao redor do mundo, o Google só pré-definiu os alertas e facilitou sua ativação na Dashboard.

Além disso, essa sessão também dá dicas de como proteger seus dados pessoais na web e também como excluir páginas de resultados com informações suas que talvez você não que fossem públicas. Em uma época em que a privacidade é algo que poucas pessoas se importam em proteger, é bom ver o Google se preocupando em mostrar o quão importante ela é.

O que não quer dizer que algum dia a empresa não vá dominar o mundo e espalhar suas informações por aí.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago
Com certeza automatizar já facilita as coisas mas e se empresas começarem a usar isso também?
Caio Alexandre
Google: observando mais que os ninjas. Mal posso ver seus movimentos.
Marcell Almeida
Eu já usava isso faz quase um ano :P Devia ser beta antes né? Já que só agora virou pública.
j2k
eu tbm já uso há um tempinho bom, é interessante
@tonyfrasouza
Isto é muito bom... Vou já dar uma espiada na minha vida bandida!!! heheheh
@pseudocoisa
os dois neah :p
Rafael Silva
Marcos, Como eu falei no texto, não é algo novo. O Google só facilitou e pré-definiu algumas buscas de acordo com o nome de cada usuário. E também deu dicas do que fazer quando alguma informação que não era pra ser pública aparece para todo mundo.
Marcos Malagris
Eu não vi diferença entre o "novo" serviço e o Google Alerts normal, já que nele você pode cadastrar seu nome, nickname ou e-mail. Acho que apenas sugere que os usuários podem utilizar com essa funcionalidade. Ou tem algo diferente que eu perdi?
@thiagoleite
Para conhecer os stalkers, vc quis dizer?
Turdin
Ferramenta perfeita pros stalkers de plantão hein!
Thiago Sabaia
Eu já uso esse sistema a tempo para me mandar alertas do meu nome e do meu site.