Números gigantes: Rio 2016 terá rede de 40 Gb/s e 18 milhões de minutos de ligações
Direto do Rio de Janeiro — Os Jogos Olímpicos do Rio contarão com infraestrutura gigante para atender os mais de 2 milhões de visitantes. A expectativa é gerar 3 milhões de SMS e 18 milhões de minutos de ligações (!) nas redes. Para comportar a demanda, Claro, Embratel e NET construíram uma estrutura de 370 km de fibra óptica, chamada de Backbone Olímpico.
A rede de fibra óptica da Embratel tem redundância tripla para evitar problemas de disponibilidade, alem de velocidade de 40 Gb/s, tanto para download quanto para upload. A estrutura de telecomunicações deve ter “falha zero” para atingir mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo: ela será responsável por transmitir os sinais de áudio e vídeo para o International Broadcast Centre (IBC), que distribui as imagens para mais de 200 países.
Oito mil pontos de acesso Wi-Fi foram instalados no Rio de Janeiro, em 60 instalações olímpicas. A ampliação da cobertura é uma boa notícia para quem já é assinante da Claro ou NET e poderá acessar a rede sem fio em mais lugares na cidade — no entanto, todos os que compraram ingressos poderão utilizar a conexão dentro dos locais dos eventos.
A Claro também instalou 97 estações com cobertura 3G e 4G para suportar o aumento de número de celulares durante os jogos. Uma parte do aumento da demanda nas redes móveis será causada pelas próprias empresas, que estão patrocinando o evento. Foram fornecidas 20 mil linhas de voz e dados para todos os atletas e comitivas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Na TV por assinatura, 25 canais em HD, a maioria da Globosat, exibirão todas as provas dos Jogos Olímpicos, tanto na NET quanto na Claro HDTV. A vantagem da TV paga aparece especialmente em épocas de grandes eventos, como as Olimpíadas, porque a TV aberta tem canais limitados, enquanto na TV fechada basta criar novos canais, como o SporTV4, que funcionou na última Copa do Mundo.
Mas não é desta vez que você poderá aproveitar sua TV com resolução 4K: as transmissões acontecerão apenas em HD para os assinantes. Haverá testes e gravação em altíssima definição, mas eles serão realizados de maneira limitada. Na Copa do Mundo de 2014, a NET chegou a exibir jogos em 4K, mas apenas para convidados.
Paulo Higa viajou ao Rio de Janeiro a convite da Claro.